Como um serviço de e-mail baseado na Web, a maneira mais fácil de usar uma conta do Gmail é por meio do navegador da Web. Sem nenhum software extra, a interface da Web oferece acesso à sua caixa de entrada e lista de contatos, permite enviar e receber e-mails e é o único local para fazer alterações nas configurações da sua conta. No entanto, não é a única opção para acessar o Gmail; você pode fazer login por meio de um aplicativo em seu dispositivo móvel ou por meio de um cliente de e-mail de desktop.
Use um navegador da Web
Na área de trabalho
Visite o site do Gmail em qualquer navegador da Web em
mail.google.com (ou
www.gmail.com ) e faça login para acessar sua caixa de entrada. Na página da caixa de entrada, você verá guias para vários tipos de e-mail e links para outras pastas. Clique em um e-mail em sua caixa de entrada para abri-lo ou clique em
Escrever para iniciar um novo e-mail. A barra de pesquisa na parte superior da página pesquisa suas mensagens.
No lado direito da página, clique no ícone de engrenagem e escolha
Configurações para fazer alterações em sua conta, como personalizar as guias da caixa de entrada, configurar o acesso do cliente de e-mail, alterar o tema da página ou trabalhar com filtros.
No celular
O site do Gmail também funciona em navegadores móveis. Acesse o mesmo endereço com seu smartphone ou tablet para acessar a página móvel do Gmail, que tem um design mais compacto. Você não poderá alterar a maioria das configurações da versão móvel do site, mas ler e escrever e-mails funciona tão bem quanto no site para computador.
Use um aplicativo
Aplicativo oficial do Gmail
O Google oferece um aplicativo Gmail dedicado para Android e iOS. Muitos dispositivos Android têm o aplicativo Gmail integrado e ele se conecta à conta do Google que você usa com o próprio Android, então o Gmail geralmente não requer nenhuma configuração - basta abrir o aplicativo e você está pronto para começar. Para iOS, você precisará baixar o aplicativo da App Store e fazer login. O aplicativo oferece uma interface mais elegante do que o site para dispositivos móveis, mas os dois funcionam basicamente da mesma forma, então tudo se resume a uma questão de preferência.
Aplicativo IOS Mail
Outra opção com o iOS é usar o aplicativo Mail integrado. No iOS 8, abra as
Configurações aplicativo, toque em
E-mail, Contatos, Agendas e escolha
Google .
Faça login com seu endereço e senha do Gmail e toque em
Aceitar . Ative o
E-mail opção, toque em
Salvar e o iOS cuida de todos os detalhes técnicos nos bastidores. Abra o aplicativo Mail para ver sua caixa de entrada e escrever e-mails.
Use um cliente de e-mail
Os clientes de e-mail de desktop, como o Microsoft Outlook, também oferecem suporte a contas do Gmail, oferecendo acesso offline a e-mails baixados e integrando o Gmail no mesmo espaço de trabalho que você usa para outras contas de e-mail. Para começar, abra as configurações do Gmail na interface da Web para
Encaminhamento e POP/IMAP aba. Selecione
Ativar IMAP e clique em
Salvar alterações . Deixe as outras opções em suas configurações padrão.
Dica
O Gmail também oferece suporte ao acesso de e-mail POP, ativado na mesma guia. No entanto, a menos que você esteja usando um cliente de e-mail muito antigo que não suporte IMAP, use IMAP em vez de POP. O IMAP é melhor para manter sua conta sincronizada para que você não veja e-mails duplicados ao abrir o Gmail de locais diferentes.
Depois de ativar o IMAP, você só precisa adicionar uma nova conta ao seu cliente de e-mail e fazer login com seu endereço e senha do Gmail. A maioria dos clientes, incluindo Outlook, Thunderbird e o aplicativo Mail para Mac, cuidam dos detalhes técnicos automaticamente, para que você não precise inserir endereços ou portas de servidor IMAP manualmente. Se o programa que você usa solicitar esses detalhes, insira as seguintes configurações:
- Servidor de entrada:imap.gmail.com, porta 993, SSL ativado
- Servidor de saída:smtp.gmail.com, porta 465 (ou 587 se 465 não funcionar), SSL habilitado, autenticação habilitada.