Endereços IP, ou Protocolo de Internet, são os códigos numéricos exclusivos que os computadores conectados à Internet usam para localizar e se comunicar uns com os outros. Os dois principais tipos de endereços IP são estáticos, onde um computador mantém um único endereço IP, e dinâmicos, onde a rede atribui ao computador um novo endereço cada vez que se conecta à rede. Os endereços IP estáticos têm várias vantagens e desvantagens distintas em comparação com os endereços IP dinâmicos.
Servidores em execução
Uma das maiores vantagens de um endereço IP estático é que os computadores que usam esse tipo de endereço podem hospedar servidores contendo dados que outros computadores acessam pela Internet. Um endereço IP estático torna mais fácil para os computadores localizarem o servidor de qualquer lugar do mundo.
Além disso, os computadores que permitem acesso remoto em uma rede fechada funcionam melhor com endereços IP estáticos. Isso permite que diferentes tipos de computadores executando diferentes sistemas operacionais acessem o sistema host procurando sempre o mesmo endereço IP.
Estabilidade
Os endereços IP estáticos também são mais estáveis para uso na Internet, pois nunca mudam. No caso de um endereço IP dinâmico, o provedor de serviços de Internet pode alterar automaticamente o endereço regularmente, com a frequência de algumas horas. Isso pode causar um lapso na conexão do usuário. O computador também pode ter problemas para se reconectar à Internet usando o novo endereço. Usar um endereço IP estático evita todos esses problemas potenciais.
Simplicidade
Os endereços IP estáticos são mais simples de atribuir e manter. Para os administradores de rede, fica mais fácil rastrear o tráfego da Internet e atribuir acesso a determinados usuários com base na identificação do endereço IP. Os endereços dinâmicos exigem um programa que atribui e altera os endereços IP e podem exigir que os usuários alterem as configurações em seus computadores.
Número de endereços
Uma desvantagem principal dos endereços IP estáticos é que cada endereço, uma vez atribuído, é ocupado por um único computador, mesmo quando esse computador não está em uso. Como cada computador precisa de um endereço exclusivo, isso limita o número de endereços IP disponíveis. Isso levou os provedores de serviços de Internet a criar vários padrões IP diferentes para introduzir mais endereços IP no sistema, abrindo espaço para mais computadores.
Rastreamento de acesso
Um computador com um endereço IP estático é muito mais fácil de rastrear pela Internet. Isso pode ser uma desvantagem no caso de sites que permitem que cada visitante baixe ou visualize uma determinada quantidade de conteúdo. A única maneira de visualizar ou baixar conteúdo adicional pode ser renovar o endereço IP em um sistema de endereço IP dinâmico.
Da mesma forma, os aplicadores de direitos autorais podem rastrear usuários de computador que baixam conteúdo rastreando o endereço IP.
Os usuários levantaram preocupações de privacidade sobre esse tipo de rastreamento e a questão de se os provedores de serviços de Internet devem ou não ser obrigados a divulgar o nome e o endereço do usuário associado a um determinado endereço IP estático continua sendo assunto de debate.