Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (RDBMS) é um sistema de software que fornece acesso a um banco de dados relacional. O sistema de software é uma coleção de aplicativos de software que podem ser usados para criar, manter, gerenciar e usar o banco de dados. Um "banco de dados relacional" é um banco de dados estruturado no modelo "relacional". Os dados são armazenados e apresentados em formato tabular, organizados em linhas e colunas com um registro por linha.
Estrutura de dados
O formato da tabela é simples e fácil para os usuários do banco de dados entenderem e usarem. Os RDBMSs fornecem acesso a dados usando uma estrutura e organização naturais dos dados. As consultas de banco de dados podem pesquisar entradas correspondentes em qualquer coluna.
Acesso multiusuário
Os RDBMSs permitem que vários usuários de banco de dados acessem um banco de dados simultaneamente. A funcionalidade integrada de bloqueio e gerenciamento de transações permite que os usuários acessem os dados à medida que eles são alterados, evita colisões entre dois usuários atualizando os dados e impede que os usuários acessem registros parcialmente atualizados.
Privilégios
Os recursos de autorização e controle de privilégios em um RDBMS permitem que o administrador do banco de dados restrinja o acesso a usuários autorizados e conceda privilégios a usuários individuais com base nos tipos de tarefas do banco de dados que eles precisam executar. A autorização pode ser definida com base no endereço IP do cliente remoto em combinação com a autorização do usuário, restringindo o acesso a sistemas de computador externos específicos.
Acesso à rede
Os RDBMSs fornecem acesso ao banco de dados por meio de um daemon de servidor, um programa de software especializado que escuta solicitações em uma rede e permite que clientes de banco de dados se conectem e usem o banco de dados. Os usuários não precisam fazer login no sistema de computador físico para usar o banco de dados, proporcionando comodidade para os usuários e uma camada de segurança para o banco de dados. O acesso à rede permite que os desenvolvedores criem ferramentas de desktop e aplicativos da Web para interagir com bancos de dados.
Velocidade
O modelo de banco de dados relacional não é a estrutura de dados mais rápida. As vantagens do RDBMS, como a simplicidade, tornam a velocidade mais lenta uma compensação justa. As otimizações embutidas em um RDBMS e o design dos bancos de dados melhoram o desempenho, permitindo que os RDBMSs funcionem com rapidez suficiente para a maioria dos aplicativos e conjuntos de dados. Melhorias na tecnologia, aumento da velocidade do processador e diminuição dos custos de memória e armazenamento permitem que os administradores de sistemas construam sistemas incrivelmente rápidos que podem superar quaisquer deficiências de desempenho do banco de dados.
Manutenção
Os RDBMSs apresentam utilitários de manutenção que fornecem aos administradores de banco de dados ferramentas para manter, testar, reparar e fazer backup facilmente dos bancos de dados armazenados no sistema. Muitas das funções podem ser automatizadas usando automação integrada no RDBMS ou ferramentas de automação disponíveis no sistema operacional.
Idioma
Os RDBMSs suportam uma linguagem genérica chamada "Linguagem de Consulta Estruturada" (SQL). A sintaxe SQL é simples e o idioma usa palavras-chave e frases padrão do idioma inglês, tornando-o bastante intuitivo e fácil de aprender. Muitos RDBMSs adicionam palavras-chave, funções e recursos não SQL e específicos de banco de dados à linguagem SQL.