>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Tipos de conectores Rj45


RJ45 é o nome informal para uma categoria de oito conectores com pinos usados ​​em redes de computadores. Esses conectores são oficialmente chamados de conectores modulares 8P8C (8 Position 8 Contact) e mais comumente encontrados em cabos Ethernet.

FCC RJ45


A especificação FCC para RJ45 é uma especificação obsoleta de um conector registrado que serve como interface física para modems de alta velocidade. A especificação original prevê uma única linha de dados, terminando em conectores modulares de 8 posições e 2 contatos (8P2C). Este conector possui uma saliência plástica que proíbe seu uso nos conectores Ethernet 8P8C usados ​​atualmente.

Categoria 5


A categoria 5 foi originalmente projetada para transmitir em frequências de 100 MHz, fornecendo uma velocidade de linha nominal de 100 Mbit/s. Cat 5 usa dois pares trançados (quatro contatos) com um alcance máximo de 100 metros.

Uma especificação de Categoria 5e foi posteriormente introduzida com especificações e padrões mais rígidos, teoricamente aumentando as classificações para 350 Mbit/s. O novo padrão também exigia novos cabos para incluir todos os quatro pares trançados.

Em distâncias curtas, sob condições ideais de sinal, e assumindo que tenham quatro pares, as Categorias 5 e 5e são capazes de transmitir em velocidades Gigabit Ethernet. Gigabit Ethernet usa um esquema de codificação otimizado especificamente destinado à operação dentro dessas tolerâncias de sinal mais baixas.

Categoria 6


Compatível com Cat 5e, este novo cabo possui padrões rígidos e blindagem significativamente melhorada. A categoria 6 foi projetada como padrão para Gigabit Ethernet, fornecendo velocidades nativas de até 1000 Mbit/s em uma frequência de 250 MHz. Ao reduzir a distância máxima do cabo de 100 metros para 55, o modo Ethernet de 10 Gigabits é suportado.

A categoria 6a duplica a frequência para 500 MHz enquanto continua a reduzir a interferência de ruído com blindagem de folha aterrada. Essas melhorias removem a penalidade de distância do cabo ao operar no modo Ethernet de 10 Gigabits.

Categoria 7


Operando em frequências de até 600 MHz, a Categoria 7 foi projetada especificamente para suportar as velocidades nominais de 10 Gigabit Ethernet. Além da blindagem introduzida pelo Cat 6e, esta nova especificação fornece blindagem individual para cada um dos quatro pares trançados. A categoria 7 tem uma distância máxima de 100 metros, mantendo a compatibilidade retroativa com Cat 5 e 6.

A categoria 7a aumenta as frequências para 1000 MHz, fornecendo uma especificação aumentada capaz de suportar futuras velocidades de 40/100 Gigabit Ethernet. O aumento para 1000 MHz também permite a transmissão de fluxos de TV a cabo de baixa frequência.

Cabos cruzados


Um cabo cruzado difere dos cabos Ethernet padrão, trocando o par de transmissão em um conector com o par de recepção no outro. Sem a ajuda de um switch de rede, muitas vezes é necessário um cabo ou adaptador cruzado para conectar diretamente dois dispositivos. Dispositivos modernos são cada vez mais capazes de implementar seu próprio crossover interno, reduzindo a utilidade de cabos e adaptadores dedicados a esta finalidade.