Quando um disco rígido externo falha, a perda de dados que você enfrenta pode ser devastadora. Isso ocorre porque os discos rígidos externos são frequentemente considerados nosso espaço de armazenamento seguro. Nós os usamos como unidades de backup ou unidades de armazenamento para fotos, vídeos e outros dados que consideramos mais importantes do que os dados do nosso sistema diário. Felizmente, existem maneiras de recuperar dados de um disco rígido externo.
Tipos de falha no disco rígido
O método para recuperar dados de um disco rígido externo depende da causa da falha do disco rígido ou da perda de dados. Os problemas podem ser causados pelo gabinete do disco rígido, interface ou fonte de alimentação. Também pode haver uma falha mecânica ou lógica no próprio disco rígido. Para cada tipo de falha no disco rígido, há etapas específicas a serem seguidas e precauções a serem observadas.
Falha lógica do disco rígido e exclusão acidental
Uma falha lógica do disco rígido ocorre quando o disco rígido e o gabinete estão funcionando corretamente, mas os dados no disco foram excluídos ou corrompidos. Casos de exclusão ou formatação acidental são óbvios. Os sinais de um disco rígido corrompido incluem o sistema não conseguir montar o disco ou reconhecer o disco como dados RAW. O Windows também pode solicitar que você formate a unidade se ela estiver corrompida.
Para falhas lógicas e perda de dados, sua melhor aposta é usar um software de recuperação de dados. Existem opções gratuitas e pagas disponíveis. Para exclusão ou formatação acidental, tente R-Undelete, TestDisk ou Recuva. Para partições corrompidas, tente R-Studio, Restorer Ultimate ou EaseUS Partition Recovery. Esses são programas populares de recuperação de dados que são bem-sucedidos em vários cenários de perda de dados.
Falha no disco rígido mecânico
Uma falha mecânica ocorre quando os componentes internos do disco rígido estão danificados ou com defeito. Observe que isso é diferente de uma falha de gabinete, interface ou fonte de alimentação (consulte a próxima seção). Sinais de falha mecânica são ruídos de cliques, unidades que não podem ser detectadas pelo sistema operacional e unidades que não funcionam. Se uma unidade cair ou for submetida a calor, frio ou umidade extremos, ela poderá ser fisicamente danificada. Se você suspeitar de uma falha mecânica dos componentes da unidade de disco rígido, pare de usar a unidade imediatamente, pois isso pode causar mais perda de dados. Um serviço profissional de recuperação de dados, como DriveSavers, será sua melhor aposta. O Geek Squad e o Micro Center da Best Buy também oferecem serviços de recuperação de dados. Esses serviços podem ser muito caros.
Defeitos de gabinete, interface ou fonte de alimentação
Um disco rígido externo é essencialmente o mesmo que um disco rígido interno, exceto que inclui um gabinete com uma interface e, às vezes, uma fonte de alimentação. Se a unidade não ligar ou o computador não conseguir detectá-la, pode haver um problema com um desses três componentes. Se a unidade ainda estiver na garantia, entre em contato com o departamento de suporte técnico do fabricante para obter as etapas adequadas de solução de problemas. Às vezes, uma fonte de alimentação ou cabo de interface com defeito pode ser o problema, e a substituição desses itens trará sua unidade de volta à funcionalidade total.
Se sua unidade não estiver mais na garantia, você pode tentar removê-la do gabinete e instalá-la em outro gabinete ou diretamente em um PC de mesa. Observe que a desmontagem de um disco rígido geralmente anula a garantia. Você pode comprar gabinetes de disco rígido (sem discos rígidos) em lojas de eletrônicos por menos de US$ 50.