>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Qual ​​é a diferença entre um disco rígido externo e um portátil para um computador?


Unidades de disco rígido externas e portáteis são dispositivos de armazenamento de computador que, ao contrário da unidade de disco rígido principal, estão fora da caixa. Discos rígidos portáteis e externos são uma maneira de adicionar espaço de armazenamento de dados sem ter que entrar no computador. O armazenamento adicionado é muito popular no ambiente interativo da Internet, onde arquivos grandes podem ser trocados em instantes. Unidades de disco rígido portáteis e externas são conectadas a computadores via USB.

Ruído


As unidades de disco rígido são o principal meio de armazenamento de dados em um computador e suas capacidades são medidas em GB (gigabytes) e às vezes até TB (terabytes). Os dados são mantidos em discos giratórios dentro do disco rígido, empilhados uns sobre os outros. Os discos são conhecidos como platters e podem ser de dupla face, o que significa que os dados podem ser gravados em ambos os lados do disco. Além dos discos de rotação perpétua, outros componentes móveis dentro do dispositivo incluem braços atuadores e cabeças de leitura/gravação. Um disco rígido pode ser bastante barulhento às vezes devido à presença dessas partes móveis. Normalmente, um disco rígido externo faz mais ruído do que um disco rígido portátil.

Função


Os discos rígidos externos são projetados para armazenamento de dados, enquanto os discos rígidos portáteis são projetados para transporte de dados. Uma unidade externa pode ser pensada como parte do computador, como um dispositivo periférico, como uma impressora ou scanner. Os discos rígidos portáteis, por outro lado, se assemelham mais aos pen drives em termos de utilidade e função. Um disco rígido portátil pode carregar dados de um computador e transferir os arquivos para um computador em outro local. Um disco rígido externo, em vez de transportar dados, simplesmente adiciona mais GBs ao armazenamento de dados de um computador.

Tamanho


Os discos rígidos portáteis são menores que os discos rígidos externos. Uma unidade portátil pode ser tão pequena quanto um smartphone padrão e pode caber facilmente dentro de suportes de laptop, mochilas, bolsas e bolsos. As unidades externas são tão grandes quanto os discos rígidos convencionais, mas o que torna os dispositivos ainda mais volumosos é a necessidade de uma caixa. Os discos rígidos externos geralmente são envoltos em um invólucro metálico que cobre toda a unidade, com pequenas aberturas para o cabo de alimentação e o cabo de conexão.

Preço


As unidades externas geralmente são mais caras do que os discos rígidos portáteis porque as unidades têm mais espaço para armazenamento de dados. Um disco rígido externo pode ter mais espaço do que a unidade interna do computador e pode até ser usado como unidade de disco rígido principal. Os discos rígidos portáteis geralmente têm capacidades de dados muito menores.

Potência


Alguns discos rígidos portáteis, geralmente os menores, precisam de uma fonte de alimentação externa para funcionar. Os dispositivos consomem muito pouca energia e, portanto, podem contar com o USB. Unidades de disco rígido externas são dispositivos maiores e não podem funcionar apenas com energia derivada de USB; as unidades são conectadas a um adaptador CA para serem energizadas. Se um dispositivo externo não estiver conectado a uma fonte de alimentação, mas estiver conectado ao computador, o sistema operacional não reconhecerá a unidade e não poderá acessar os dados dentro dela.