Pode ser confuso olhar para o relógio do computador por um momento e ver a hora - e depois olhar mais tarde para descobrir que a hora do computador avançou vários minutos. Esse "salto" é na verdade uma tentativa do Microsoft Windows de manter o relógio do seu computador preciso.
BIOS
O BIOS, ou Basic Input-Output System, é um conjunto de software de baixo nível que controla o hardware do computador enquanto atua como uma interface entre o hardware e o software em um sistema de computador. Um chip chamado RTC (Real-Time Clock) está contido no sistema BIOS e é o que mantém a hora no sistema do seu computador. Essas informações são armazenadas em um chip CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) que requer uma pequena quantidade de energia elétrica para manter suas configurações.
Bateria CMOS
A energia elétrica necessária para manter essas configurações é tão pequena quanto 1 microamp (milionésimo de um amp) e é fornecida por uma bateria de lítio alojada na placa de sistema do seu computador. Essas baterias normalmente duram vários anos, mas enfraquecem perto do fim de sua vida útil. O sintoma mais visível de uma bateria CMOS enfraquecida é a perda de tempo no relógio do computador, mas eventualmente você perderá outras configurações quando o computador for desligado.
Serviço de tempo do Windows
O Microsoft Windows está ciente de que uma bateria CMOS fraca pode fazer com que o relógio do computador perca tempo. As versões do Microsoft Windows a partir do XP vêm equipadas com o Windows Time Service. O Windows Time Service é um processo em segundo plano que sincroniza o RTC do computador com um servidor de horário de rede. Por padrão, em computadores pessoais, esse servidor é time.windows.com. Para sincronizar, o Windows deve primeiro ter uma conexão ativa com a Internet para se comunicar com o servidor de rede, para que esse serviço se torne ativo quando uma conexão ativa com a Internet for feita.
Sincronização
O Serviço de Horário do Windows consulta o servidor de horário da rede e, se o horário do computador estiver impreciso em um determinado limite (um segundo a cinco minutos, dependendo da configuração de rede do sistema), o horário será atualizado imediatamente. No entanto, se a hora diferir da fonte de hora da Internet em 15 horas ou mais, a hora não será sincronizada. Essa sincronização de tempo pode causar ganhos perceptíveis no relógio do computador se a bateria do CMOS estiver muito fraca. Algumas versões do Windows, como o Windows 7, podem ser configuradas para notificá-lo se a hora precisar ser ajustada, mas outras versões do Windows simplesmente corrigirão a hora sem notificá-lo.
Solução
Se o seu computador estiver ganhando uma quantidade significativa de tempo sempre que sincronizar com os servidores de horário da rede, isso é uma indicação de que a bateria do CMOS está em processo de falha. Mande substituir a bateria por um técnico de informática e os saltos de tempo cessarão.