O Microsoft SQL Server é um aplicativo de banco de dados usado em pequenas e grandes empresas. O software tem várias vantagens para empresas que precisam de grande armazenamento de dados. No entanto, pequenas empresas e usuários domésticos podem achar o SQL Server muito caro e avançado. Conhecer as desvantagens do aplicativo auxilia os usuários na decisão de compra do software.
Preço
O Microsoft SQL Server foi desenvolvido para oferecer suporte a milhões de registros em uma empresa. Por causa de sua tecnologia robusta, também vem com um preço alto. As edições corporativas do SQL Server podem custar milhares de dólares, dependendo das opções e equipamentos necessários para hospedar o aplicativo de banco de dados. Para a maioria das pequenas empresas, esse preço é muito alto e não cabe no orçamento. Por esse motivo, muitas pequenas empresas usam o MySQL para um back-end de banco de dados. MySQL é gratuito para o indivíduo e é amplamente conhecido por programadores da Web e de desktop.
Usabilidade
O Microsoft SQL Server usa uma linguagem central, diferente de outros aplicativos de banco de dados, como MySQL e Oracle. As empresas que precisam de serviços de programação ou análise podem achar mais difícil encontrar um recurso que hospede esses serviços a um preço razoável. Os programadores também precisam aprender uma linguagem e configuração diferentes para o ambiente do Microsoft SQL Server, portanto, as empresas que desejam atualizar precisam ensinar os funcionários atuais a trabalhar com o aplicativo.
Hardware
As versões mais antigas do SQL Server podem ser instaladas em equipamentos de hardware mais antigos, mas as versões mais recentes do aplicativo exigem tecnologias mais avançadas para oferecer suporte aos recursos necessários ao banco de dados. O SQL Server também requer a estrutura .NET instalada em uma máquina, que é um componente separado usado pelos desenvolvedores. Se a empresa planeja ter um banco de dados muito grande, o disco rígido também precisa da quantidade apropriada de espaço, além dos gigabytes de espaço necessários apenas para o mecanismo de banco de dados.