Seja para uso profissional ou doméstico, uma planilha do Excel é a melhor ferramenta do Microsoft Office para organizar dados e fazer listas. Embora os documentos do Word possam incluir tabelas e colunas, o Excel facilita muito o layout das informações. O Excel também possui uma variedade de funções para projetar fórmulas que automatizam cálculos. Embora o Excel pareça intimidador no início, o layout do programa é semelhante a outros aplicativos do Office, portanto, se você já usou o Word, se sentirá em casa depois de dar uma olhada. Para obter ajuda extra com um botão específico na faixa de opções do Excel, passe o cursor sobre ele para ver uma dica.
Células e planilhas
A parte principal da janela do Excel consiste em uma planilha -- ou
planilha -- de células. Assim como em uma planilha de papel, cada célula pode conter qualquer número ou qualquer texto - ao contrário de trabalhar com um banco de dados do Access, o Excel permite que você simplesmente clique em qualquer célula e preencha-a da maneira que melhor se adequar ao seu projeto. Em alguns casos, como para rastrear gastos, convém usar uma série organizada de linhas e colunas. Outras vezes, como a construção de uma lista de membros da equipe, a ordem e o posicionamento das células não desempenham um papel importante. Uma vantagem do Excel é a simplicidade com que ele reorganiza os dados:selecione uma célula e arraste sua borda para movê-la para um novo local na planilha.
Pastas de trabalho do Excel
Cada arquivo do Excel, chamado de
pasta de trabalho , contém uma ou mais planilhas. Para alternar entre planilhas em uma pasta de trabalho, use as guias no canto inferior esquerdo da janela. Desde o Excel 2007, a maioria das pastas de trabalho usa a extensão de arquivo
XLSX , enquanto as versões mais antigas usavam
XLS arquivos. Novas cópias do Excel podem ler esses arquivos antigos, mas para abrir uma nova pasta de trabalho em uma edição antiga, o PC antigo precisa do pacote de compatibilidade do Office.
Guias da faixa de opções
Assim como no restante do Office desde 2007, a Microsoft substituiu os menus do Excel por guias da faixa de opções. Você pode pensar nas guias como menus visuais que permanecem abertos -- cada guia contém um conjunto de recursos relacionados com ícones explicativos. Por exemplo, a guia Início contém as opções mais comuns, como fonte e cor do texto, enquanto a guia Inserir oferece maneiras de inserir tabelas, caixas de texto e gráficos. Uma guia, Arquivo, se comporta de maneira diferente. O arquivo ainda contém tarefas básicas, incluindo "Novo", "Abrir" e "Salvar", mas exibe essas tarefas em uma área de tela cheia com opções extras, chamada de
visualização de bastidores . Por exemplo, o botão "Novo" na exibição dos bastidores oferece uma seleção pesquisável de modelos para novas pastas de trabalho.
Fórmulas e funções
Além de conter texto simples e números, as células podem conter
fórmulas , que sempre começam com um sinal de igual. Com uma fórmula, o Excel exibe o resultado de uma equação em uma célula, mas mantém automaticamente esse resultado atualizado à medida que você altera seus componentes. Uma fórmula básica pode substituir uma calculadora:escreva "=2+4" e o Excel exibirá "6". As fórmulas também funcionam com dados em outras células:"=A1+B1" adiciona os valores das células A1 e B1.
Para procedimentos que não sejam aritmética direta, use
funções para realizar várias operações nos dados. As habilidades das funções variam de matemática simples, como "MÉDIA" para calcular a média de um intervalo de células, até a modificação de texto, como "BAIXO" para converter uma linha em letras minúsculas. Os dois termos são frequentemente confundidos, mas lembre-se de que cada célula pode conter apenas uma
fórmula , mas cada fórmula pode usar várias
funções , como "=AVERAGE(A1, B1)+SUM(A2, B2)" para adicionar a soma de duas células à média de duas outras células.