>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar um gráfico de aranha


Os gráficos de aranha são uma ferramenta útil para ilustrar equilíbrio ou desequilíbrio, bem como pontos fortes e fracos. Os gráficos de aranha recebem esse nome porque se assemelham a teias de aranha, especialmente quando mais de um conjunto de dados está sendo mapeado. Como os dados se espalham para fora do centro, os gráficos de aranha geralmente são chamados de gráficos de radar, que é o nome usado pelo Microsoft Excel.

Usos de gráficos de aranha


Em vez de plotar dados da esquerda para a direita ou de baixo para cima, um gráfico de aranha plota os dados do centro para fora. O raio do gráfico representa o eixo X, enquanto a circunferência representa o eixo Y. Isso torna os gráficos de aranha ideais para ilustrar o equilíbrio ou desequilíbrio nos dados. Por exemplo, se você classificou atletas concorrentes em uma escala de um a cinco em várias categorias de desempenho, um gráfico de aranha para cada atleta pode ser usado para comparar rapidamente os pontos fortes e as deficiências gerais em qualquer categoria.

Preparando dados


Para criar um gráfico de aranha rápido usando o Microsoft Excel Online (consulte Recursos para link), digite duas colunas de dados em uma nova planilha. Para melhores resultados, use entre cinco e dez linhas. Por exemplo, preencha a primeira coluna com os dias da semana e a segunda coluna com o número de calorias que você consumiu ou o número de horas de sono que teve por dia. Realce as células que contêm seus dados, clique na guia Inserir, selecione "Outros gráficos" e clique em qualquer um dos três gráficos "Radar" que aparecem no menu suspenso.

Opções de gráfico de radar do Excel


O Microsoft Excel Online oferece três tipos de gráficos de radar. O primeiro é um gráfico de radar simples, semelhante a uma teia de aranha, no qual os dados formam um polígono. O segundo é um gráfico de radar com marcadores. Cada ponto de dados no polígono é marcado com um ponto, tornando isso útil se você tiver muitos pontos de dados para que possa identificar valores facilmente. O terceiro é um gráfico de radar preenchido. Às vezes chamado de gráfico de pétalas, o polígono é preenchido com cores, tornando sua forma facilmente distinguível. Isso pode ser útil se você estiver usando o gráfico em uma apresentação visual para um público.

Formatando um gráfico de radar do Excel


Tal como acontece com outros gráficos, você pode formatar um gráfico de radar do Excel com um título de gráfico, legenda, rótulos de dados, eixos e notas. Se você estiver usando um gráfico de radar preenchido com mais de um conjunto de dados, o primeiro polígono pode estar oculto pelo segundo polígono. Para evitar isso, organize suas colunas de modo que as unidades maiores fiquem à esquerda, se possível. Isso coloca o polígono maior primeiro, para que o segundo polígono caiba sobre ele sem obscurecer os dados por trás dele.