ATX, ou Advanced Technology Extended, e Micro ATX são os formatos padrão para placas-mãe de computador. A diferença mais evidente está no tamanho. As placas-mãe Micro ATX são consideravelmente menores do que as placas-mãe ATX comuns. Escolher um ou outro pode afetar suas opções de compra futuras, principalmente a compatibilidade do case.
Opções de caso
As placas-mãe ATX têm mais opções quando se trata de gabinetes maiores. Ter um gabinete maior abre a possibilidade de opções mais avançadas, como SLI ou tri-SLI. As placas-mãe Micro ATX não têm espaço para várias placas de vídeo, que são ideais para o jogador de PC hard-core, o usuário avançado de computador que precisa de muito poder de computação ou alguém que deseja executar vários monitores de computador ao mesmo tempo.
Mais portas
As placas-mãe ATX de tamanho normal têm espaço para incluir mais portas - incluindo slots USB, PCI e SATA. Mais portas USB significa acesso mais fácil a periféricos (por exemplo, webcams e controladores de jogos). Embora não sejam usados com muita frequência, slots PCI adicionais podem ser usados para placas de som ou firewire. Finalmente, mais conexões SATA permitem a possibilidade de mais discos rígidos internos ou unidades de disco.
Instalação e overclocking
Alternar e instalar componentes é mais fácil em uma placa ATX. Há mais espaço entre os componentes e as portas na placa geralmente são claramente rotuladas. Além disso, as placas ATX de tamanho normal podem suportar mais energia, tornando-as ideais para usuários que gostam de fazer overclock em suas placas de vídeo ou processadores.