Uma unidade flash de barramento serial universal (USB) é um pequeno dispositivo que se insere em uma porta USB e fornece uma maneira rápida de armazenar alguns gigabytes de informações. As unidades flash USB continuam a melhorar em tecnologia, e algumas das unidades USB mais avançadas podem conter a mesma quantidade de informações que um disco rígido pequeno. Esses dispositivos pequenos e portáteis são convenientes e acessíveis.
Conector USB
O conector USB é a pequena extensão prateada que se estende do dispositivo USB principal. O conector é o que se insere na porta USB do computador. Como essa parte da unidade flash USB é facilmente danificada, as unidades flash USB mais recentes vêm com um interruptor que puxa o conector para o compartimento principal. Isso evita o problema do conector derreter, acumular poeira ou ser esmagado. O conector USB é inserido em qualquer porta USB de um computador ou o usuário pode inseri-lo em um hub para dispositivos em uma máquina.
Chip de memória
O chip de memória flash, um chip preto colocado na placa de circuito principal do drive USB, é o que armazena as informações. Este chip é protegido por uma caixa externa. Esses casos às vezes são claros, para que o usuário possa ver o chip de memória flash na placa de circuito da unidade USB. O chip de memória flash contém diferentes quantidades de memória, dependendo do dispositivo adquirido. As unidades flash começaram com uma capacidade de alguns megabytes, mas continuam a aumentar em capacidade. As unidades flash podem conter gigabytes de informações de chips de memória flash.
LED e oscilador de cristal
As unidades flash USB contêm diodos emissores de luz (LEDs). Os LEDs são componentes iluminados que indicam processamento ou conexão para o usuário. Um LED verde é usado para significar "Pronto". Indica que a unidade USB está conectada e pronta para salvar informações. Algumas unidades flash têm uma luz LED vermelha para indicar que existe um problema com a conexão. Um oscilador de cristal é um pequeno componente na placa de circuito da unidade flash que envia um sinal de frequência. Esses osciladores são usados em relógios e outros dispositivos que mantêm o tempo. Os osciladores são usados para controlar a saída da unidade flash.