Embora sua barra de tarefas apresente a maioria dos aplicativos atualmente em execução em seu computador, existem dezenas de processos sendo executados silenciosamente em segundo plano. Muitos deles são vitais para o Windows e, se forem desativados, seu sistema travará. No entanto, alguns estão desperdiçando desnecessariamente recursos do sistema e outros podem ser potencialmente maliciosos. Seja qual for o caso, às vezes você pode querer ver quais programas estão sendo executados em segundo plano, e o Windows facilita isso para você. No entanto, fazer escolhas inteligentes sobre processos de fechamento requer uma pesquisa cuidadosa.
Etapa 1
Abra o Gerenciador de Tarefas pressionando “Ctrl-Alt-Del”. Se você não tiver certeza de como fazer isso, basta pressionar "Ctrl" e "Alt", que estão no canto inferior esquerdo do seu teclado, e pressione "Delete", que se encontra imediatamente acima das teclas de seta.
Etapa 2
Clique na guia "Aplicativos". Aqui estão listados todos os aplicativos em execução no seu computador. A maioria deles já será apresentada na barra de tarefas, mas um número pode estar oculto. Você pode fechá-los clicando primeiro neles e depois escolhendo "Finalizar tarefa". Em geral, fechar aplicativos não travará seu sistema. No entanto, se você não estiver familiarizado com um aplicativo, primeiro procure-o em um mecanismo de pesquisa.
Etapa 3
Clique na guia "Processos". Aqui estão listados os processos executados em segundo plano no seu computador. Muitos deles são essenciais para o funcionamento do Windows, mas um punhado pode ser fechado com segurança clicando primeiro neles e depois escolhendo "Finalizar tarefa". Tal como acontece com aplicativos desconhecidos, certifique-se de pesquisar um processo antes de fechá-lo.