Embora muitas pessoas considerem a linha de comando algo a ser relegado à lata de lixo da história da computação e esquecido, ela ainda é uma ferramenta poderosa para realizar qualquer número de tarefas básicas do computador. Uma tarefa que geralmente é feita usando uma interface gráfica do usuário é a cópia de arquivos. Em uma GUI, esse procedimento tem duas etapas distintas - copiar e colar - em uma linha de comando, pode ser feito em uma única etapa.
Localizando o arquivo a ser copiado
Etapa 1
Abra um prompt de comando. Em um computador Windows, pressione “Windows-R” para obter o prompt de execução e digite “CMD.exe”. Em uma máquina baseada em Unix, abra seu programa de terminal.
Etapa 2
Aguarde o terminal aparecer. Em uma máquina Windows, digite o seguinte para selecionar a unidade em que seus arquivos estão localizados:"
:/" Substitua pela letra apropriada correspondente à sua unidade. Pule esta etapa para um sistema operacional baseado em Unix. Etapa 3
Digite o seguinte:"cd
/" Substitua pelo nome da pasta em que reside sua pasta de destino. Substitua pelo nome da pasta de destino. Pode haver mais de uma pasta pai; em caso afirmativo, adicione-os ao caminho da seguinte forma:"cd //"
Etapa 4
Anote a pasta de destino na qual deseja copiar seus arquivos. Deve ser algo assim:"/"
Etapa 5
Digite o seguinte comando para copiar o arquivo escolhido da pasta original para a nova:
No Windows:"copiar :///"
No Unix:"cp ///
Substitua as variáveis pelas informações mencionadas acima e certifique-se de incluir todos os espaços e barras.
Dica
As instruções do Unix se aplicam ao Mac OS, ao Linux e a todos os outros sistemas operacionais baseados em Unix.
Os comandos do Windows funcionam em todas as versões do MS-DOS e do Windows.