As impressoras a jato de tinta são periféricos de computador essenciais na vida de muitas pessoas, auxiliando na criação de tudo, desde cartas a pôsteres em tamanho real. No entanto, o termo "impressora a jato de tinta" abrange alguns tipos diferentes de mecanismos de impressão. Entre impressoras a jato de tinta contínuas, térmicas e piezoelétricas, existem muitas distinções importantes que fornecerão uma visão do mundo surpreendentemente complexo de adicionar tinta ao papel.
Definição de uma impressora a jato de tinta
Uma impressora a jato de tinta é uma impressora que força a tinta preta ou colorida através de uma câmara ou bocal em um meio como o papel. Esses tipos de impressoras são frequentemente usados em residências, escritórios e operações comerciais de grande escala. Os modelos de jato de tinta comerciais, embora conceitualmente semelhantes às versões domésticas, têm algumas diferenças importantes que os tornam impraticáveis em um ambiente de consumo, ou seja, são mais complicados, mais caros e menos eficientes para tarefas de impressão em casa.
Tipos de impressoras a jato de tinta
Existem dois tipos de impressoras a jato de tinta:jato de tinta contínuo e drop-on-demand. Sob o guarda-chuva drop-on-demand estão as impressoras jato de tinta térmica e piezoelétrica, ambas com forte presença no mercado consumidor. As impressoras a jato de tinta contínuo são funcionalmente muito diferentes das impressoras drop-on-demand e são usadas principalmente para fins comerciais.
Sobre impressoras a jato de tinta contínuo
Em uma impressora a jato de tinta contínuo, a tinta está fluindo constantemente. À medida que a tinta flui através do sistema, as gotas são desviadas por um cristal piezoelétrico, seja para um reservatório para ser reutilizado ou para o meio. A vantagem deste tipo de sistema é que, devido ao fluxo constante de tinta, podem ser usados certos tipos de tinta que entupiriam uma impressora a jato de tinta térmica ou a jato de tinta piezoelétrica; impressão também ocorre rapidamente. No entanto, as impressoras a jato de tinta contínuo são mais caras do que as impressoras a jato de tinta térmicas e piezoelétricas e tendem a desperdiçar tinta (as impressoras a jato de tinta térmicas e piezoelétricas são melhores em pulverizar tinta apenas onde necessário).
Sobre impressoras térmicas a jato de tinta
No interior de um cartucho de tinta em uma impressora térmica a jato de tinta, é aquecido um resistor que faz com que uma bolha de ar se forme e force uma gota de tinta no meio de espera. A impressora a jato de tinta térmica é a forma mais comum de impressora a jato de tinta vista nas residências dos consumidores porque tende a ser mais acessível (embora mais lenta que as impressoras a jato de tinta comerciais). Uma impressora térmica a jato de tinta, no entanto, não é o mesmo que uma impressora térmica, que aquece papel especial para formar uma imagem no papel; esse tipo de impressora costuma ser usado para imprimir recibos e códigos de barras.
Sobre impressoras piezoelétricas a jato de tinta
As impressoras a jato de tinta piezoelétricas são impressoras orientadas para o consumidor, como as impressoras térmicas a jato de tinta. Funcionalmente, elas são quase idênticas às impressoras térmicas a jato de tinta, exceto que, em vez de formar uma bolha de ar na câmara de tinta com calor, elas fazem com que os cristais na câmara de tinta se expandam com uma carga elétrica, o que força a saída da tinta.