TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação desenvolvidos na década de 1970 pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) do Departamento de Defesa dos EUA. Foi desenvolvido na rede da DARPA chamada ARPANET e evoluiu ainda mais para ser usado para comunicação na Internet. Hoje, todos os computadores que se conectam à Internet ou redes de longa distância privadas semelhantes à Internet estão essencialmente usando esse protocolo.
Padronização
Embora os computadores sejam capazes de trocar dados entre si usando vários métodos de transferência de dados, a comunicação, por sua própria definição, exige que as informações transferidas sejam compreendidas na extremidade receptora. Um protocolo de comunicação é como uma linguagem; ele permite que os computadores se comuniquem entre si para que o computador receptor entenda os dados enviados a ele. O TCP/IP padroniza esse processo de comunicação oferecendo um protocolo universal para que todos os computadores da Internet usem na comunicação entre si.
Interoperabilidade
Assim como na comunicação humana, os computadores podem usar várias linguagens diferentes para se comunicarem. Alguns protocolos podem ser mais adequados para uso em determinadas redes privadas do que o TCP/IP. No entanto, o TCP/IP permite até que essas redes sejam conectadas à Internet. Além disso, permite que computadores e dispositivos com diferentes arquiteturas de hardware e executando diferentes sistemas operacionais se comuniquem entre si. Isso significa que um computador com Windows pode se conectar a um servidor da Web com Linux para navegar no site hospedado lá. É bastante semelhante ao uso do inglês como língua internacional hoje.
Endereçamento
O TCP/IP atribui a cada computador na rede um endereço exclusivo chamado endereço IP. Assim, cada computador na rede é exclusivamente identificável e as informações podem ser enviadas a ele simplesmente endereçando seu endereço IP. A implementação atual do endereçamento IP é conhecida como IPv4, enquanto uma implementação mais recente que suporta um número muito maior de endereços exclusivos chamada IPv6 está sendo desenvolvida para substituir o IPv4.
Conexão
A comunicação com TCP/IP começa com uma conexão sendo estabelecida entre os dois computadores. Isso é feito de maneira sistemática, chamada de handshake TCP de três vias. O computador que inicia a comunicação envia um pacote de solicitação de conexão para o outro computador. Se o computador tiver o endereço IP correto, ele enviará um pacote de volta. Se o primeiro computador recebe esse pacote, ele envia outro para o segundo computador, cuja recepção por este estabelece uma conexão. As informações são então trocadas usando essa conexão estabelecida, reduzindo o risco de comprometimento dos dados.