Os bancos usam uma ampla variedade de computadores para realizar operações regulares do dia-a-dia. Os computadores permitem que o pessoal bancário realize transações com eficiência, processe as necessidades dos clientes, preveja tendências futuras, prepare relatórios internos e externos, comunique-se com os principais participantes e gere lucros. Os computadores bancários incluem grandes computadores mainframe - que geralmente são grandes o suficiente para preencher salas inteiras - até assistentes digitais pessoais menores e portáteis.
Computadores Mainframe
Computadores mainframe usados em instituições bancárias armazenam dados referentes a registros de clientes, operações domésticas e outras informações vitais de processamento. Um grande banco com várias agências pode ter um computador mainframe em sua sede central e terminais de conexão localizados em cada uma de suas agências. Uma das maiores vantagens de um computador mainframe para o setor bancário é sua capacidade de realizar compartilhamento de tempo. O compartilhamento de tempo permite que vários usuários acessem o mesmo computador (e seus recursos) simultaneamente. Os computadores mainframe têm velocidades de processamento de dados incrivelmente rápidas e mecanismos integrados de tolerância a falhas, reduzem os custos de mão de obra e suportam uma ampla variedade de cargas de trabalho e processamento ininterrupto. De acordo com "Compreendendo Computadores:Hoje e Amanhã, Abrangente", os computadores mainframe às vezes são chamados de servidores de classe empresarial ou servidores high-end. Exemplos de computadores mainframe usados por bancos incluem máquinas Fujitsu-ICL VME e BS2000.
Minicomputadores
Minicomputadores são uma classe de máquinas de computação que variam em tamanho entre grandes computadores mainframe e computadores pessoais menores. Funcionam como servidores de Internet e servidores de rede em operações bancárias. De acordo com "Telecommunications:A Beginner's Guide", os minicomputadores permitem que os bancos passem do processamento centralizado para o distribuído. Os bancos usam minicomputadores como sistemas de armazenamento de arquivos, para executar sistemas de e-mail e realizar operações na Internet. O minicomputador típico é capaz de suportar mais de 64 terminais. Exemplos de minicomputadores usados em bancos incluem as séries Wang Laboratories 2200 e VS e Nova da Data General.
Computadores pessoais
Usuários individuais normalmente empregam computadores pessoais para realizar operações. Computadores pessoais, ou microcomputadores, funcionam como parte de uma rede de longa distância (WAN) ou rede de área local (LAN) maior ou como dispositivos independentes e independentes. Os PCs usados no setor bancário são programados para rodar planilhas, processadores de texto e softwares de banco de dados, além de navegadores e clientes de e-mail. Os microcomputadores normalmente usados em bancos incluem tablets, notebooks e laptops, computadores desktop, palmtops, calculadoras programáveis e assistentes digitais pessoais.