A linguagem de consulta estruturada ajuda você a gerenciar dados em um banco de dados relacional. Os bancos de dados relacionais usam um sistema de tabelas para armazenar informações individuais. Eles são conhecidos como "relacionais" porque os dados são organizados com base nas relações entre os itens. Existem várias variações diferentes de SQL, incluindo Oracle SQL, Microsoft SQL Server, PostgreSQL e MemSQL.
Agrupar transações
A capacidade de agrupar várias transações no mesmo lote para processamento diferencia a Oracle de seus concorrentes. A versão do SQL da Microsoft está limitada a executar cada transação individualmente em uma ordem sequencial. Isso dá ao Oracle SQL uma escalabilidade muito maior em relação às versões sequenciais do SQL, que se limitam a apenas expandir verticalmente. A expansão vertical pode ser significativamente mais cara do que a expansão horizontal. A expansão vertical requer a adição de memória de servidor, capacidade de disco rígido e equipamento de ventilação. A Oracle pode expandir horizontalmente agrupando transações para um processamento mais eficiente.
Desempenho aprimorado
Além do processamento em lote de transações, a Oracle oferece outros métodos para melhorar o desempenho do seu banco de dados. Você pode usar vários servidores para trabalhar no mesmo banco de dados com o recurso Real Application Cluster. Isso pode aumentar significativamente seu poder de processamento apenas pelo preço de um servidor adicional. O Oracle SQL também oferece mais opções para ajustar a operação do banco de dados de acordo com os recursos do servidor.
Versatilidade
O Oracle SQL oferece a flexibilidade de escolher executar seu banco de dados em qualquer sistema operacional. Os idiomas dedicados são compatíveis apenas com sistemas operacionais do mesmo fabricante. Por exemplo, você só pode executar o Microsoft SQL Server em uma máquina baseada no Windows. Em comparação, você pode instalar o Oracle SQL em um servidor Unix e se beneficiar da confiabilidade do Unix, mantendo a padronização do SQL. O Unix é menos vulnerável a muitos vírus de computador comuns, o que mantém suas informações seguras. O Oracle SQL também é compatível com versões anteriores, então você tem a opção de atualizar no futuro sem perder nenhum dado.
Custo
O custo de operação do Oracle SQL o coloca em desvantagem em comparação com outras versões do SQL. A diferença de custo começa com as taxas de licenciamento, que podem ser até dez vezes maiores para a Oracle. Como o Oracle SQL é uma linguagem tão complexa e altamente especializada, pode ser difícil encontrar administradores de banco de dados qualificados para executar seu sistema. Quando você encontrar um candidato adequado, espere pagar duas ou três vezes mais em salário do que pagaria a um administrador comparável da Microsoft ou do PostgreSQL.
Dificuldade
O Oracle SQL também é mais difícil de aprender e operar do que seus concorrentes. Uma versão amigável como o SQL Server é fácil de instalar e configurar com um mínimo de personalização. Ele inclui cinco bancos de dados de exemplo que você pode usar como estrutura para as informações de sua própria empresa. A Microsoft também fornece ferramentas de gerenciamento do SQL Server baseadas no Visual Studio para ajudá-lo a modificar o design do banco de dados, alterar os dados que ele contém e executar consultas.