A economia e as finanças sofreram mudanças radicais durante a Era da Informação – tanto na prática quanto no estudo. As capacidades computacionais e preditivas cada vez maiores dos computadores modernos os tornaram ferramentas inestimáveis para pesquisar tendências econômicas e desenvolver estratégias em torno delas. A economia computacional, uma convergência de tecnologia computacional e teoria econômica, mudou a forma como as empresas e os governos avaliam suas economias.
Finanças Computacionais
As finanças computacionais são um processo interdisciplinar que incorpora elementos da ciência matemática, teoria econômica, estatística e simulação e modelagem por computador. As aplicações para finanças computacionais são variadas, mas normalmente se concentram no planejamento de investimentos e no gerenciamento de riscos. Utilizando os dados estatísticos disponíveis, os computadores geram simulações que mostram os resultados dos investimentos em diversas situações e o potencial de ganhos e perdas. Com essas informações, as empresas desenvolvem planos para minimizar perdas potenciais e se preparam para os diferentes cenários que podem ocorrer.
Previsão econômica
Os computadores são usados na criação de modelos de previsão complexos. Como nas finanças computacionais, simulações e modelos de computador podem ser usados para prever como os mercados mudarão. Embora nenhuma previsão seja completamente confiável, essas previsões levam em consideração um conjunto diversificado de variáveis em uma fração do tempo que um humano poderia processar manualmente os números. As políticas e modelos atuais também podem ser adaptados rapidamente a situações de mudança com novas previsões disponíveis quase que instantaneamente e prontas para avaliação.
Comércio on-line e comércio eletrônico
O surgimento do comércio eletrônico e do comércio online de bens, serviços e ações mudou consideravelmente a forma como fazemos negócios. Muitas transações, especialmente aquelas entre duas empresas, em oposição a uma empresa e um consumidor, agora são realizadas online, com a troca de informações e compras digitais ocorrendo instantaneamente. Isso mudou muito a forma como as ações são negociadas, pois enormes negócios a granel podem ser feitos no instante em que os preços mudam, e as trocas são feitas com base em algoritmos de computador com parâmetros predefinidos, em vez de instruções para um operador humano.
Apresentação de dados
A apresentação de dados estatísticos e financeiros evoluiu com o envolvimento dos computadores. As montanhas de dados, que em sua forma bruta constituem uma lista decididamente sem graça de números e figuras, podem ser visualmente exibidas com tabelas e gráficos. Os gráficos transmitem dados e conceitos relacionais, tornando as informações mais fáceis de entender para qualquer pessoa envolvida na análise. Embora a criação desses gráficos exigisse atenção cuidadosa aos detalhes para precisão no passado, o software moderno automatiza o processo, acelerando a geração de apresentações e gráficos precisos e visualmente dinâmicos.