>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Quais são as partes da RAM?


A memória de acesso aleatório (RAM) é a memória operacional de um computador. A memória operacional é onde os componentes do sistema operacional necessários para executar o computador são carregados e armazenados. A RAM também hospeda programas enquanto eles estão sendo usados. Houve muitos tipos de RAM, mas com a evolução da tecnologia de memória, o tipo amplamente utilizado hoje é baseado na infraestrutura SDRAM (RAM dinâmica síncrona). As últimas DDR (taxa de dados dupla) 1, 2 e 3 são todas baseadas na arquitetura SDRAM.

Conselho


Esta é a placa de circuito na qual todos os componentes de hardware da RAM são soldados. Ele possui um circuito integrado de semicondutor baseado em silício que fornece conexões entre os componentes de memória, bem como interface com o computador para permitir que o processador e o controlador de memória acessem a RAM.

Relógio


Ao contrário da DRAM convencional (assíncrona), as operações de memória da SDRAM são sincronizadas com os sinais de um relógio, simplificando a interface de controle e eliminando a necessidade de gerar sinais pseudo-analógicos exigidos na DRAM convencional. Também diminui os custos de fabricação dos componentes da memória, pois memórias mais rápidas podem ser fabricadas com o mesmo custo.

Registro de modo


A função deste registrador on-chip é a configuração da operação básica do dispositivo. Ele controla a latência do CAS (estroboscópio de endereço de coluna), o comprimento e o tipo de intermitência e geralmente é configurado enquanto o computador é ligado pela primeira vez.

Bancos de memória


Esta é a seção com os módulos de memória reais - células - que armazenam dados. Na SDRAM, há sempre dois ou mais bancos, permitindo que um banco fique disponível para acesso enquanto o outro está sendo pré-carregado. Isso elimina a latência causada pelo pré-carregamento de um único banco, o que resulta em taxas de transferência maiores. Também reduz a granularidade de cada banco, resultando em desempenhos mais altos a custos mais baixos para 16 MB e densidades de memória mais altas.

Chip SPD


SPD significa detecção de presença serial. A SDRAM possui um chip SPD integrado que contém informações sobre o tipo de memória, tamanho, velocidade e tempo de acesso. Esse chip permite que o computador acesse essas informações na inicialização enquanto passa por seu ciclo de teste de inicialização.

Contador de rajadas


O contador de rajadas é um contador no chip que acompanha os endereços das colunas para permitir o acesso de rajadas de alta velocidade. Ele usa dois tipos de rajada - sequencial e intercalada - e diferentes comprimentos de rajada, e esses parâmetros podem ser programados usando o registrador de modo.