Os sistemas operacionais de rede divergem em duas categorias:redes peer-to-peer e sistemas operacionais cliente-servidor. Cada um desses métodos de vincular vários dispositivos em um determinado sistema tem suas vantagens exclusivas, desde a flexibilidade de adicionar novo software e facilidade de expansão, que é a marca registrada dos sistemas operacionais cliente-servidor, até a facilidade de configuração e custo operacional barato que é o principal atrativo para conexões peer-to-peer. As desvantagens surgem quando as redes exigem solução de problemas, pois as redes cliente-servidor geralmente têm uma equipe de TI dedicada para lidar com os problemas potencialmente caros, enquanto as redes ponto a ponto têm apenas umas às outras para resolver problemas grandes e pequenos.
Custo versus manutenção
Dos dois principais sistemas operacionais de rede, uma rede ponto a ponto é o menor custo em termos de inicialização inicial. Os usuários não precisam adquirir um servidor centralizado para armazenar dados, pois todas as informações são armazenadas e acessadas de computadores conectados à rede. Um sistema operacional de rede cliente-servidor é, obviamente, a rota mais cara, pois um servidor centralizado é necessário quando a rede é estabelecida pela primeira vez e exigirá uma equipe ou algum tipo de pessoal de tecnologia da informação para atendê-lo adequadamente. O custo (uma desvantagem inicial) é mitigado pelo retorno do investimento na equipe técnica quando surge um problema com a rede e um profissional treinado está à disposição para solucionar o problema.
Dependência do sistema
Os sistemas operacionais de rede cliente-servidor dependem do sistema operacional para funcionar. Se o servidor centralizado cair ou funcionar mal, as operações serão interrompidas em toda a rede. Os sistemas peer-to-peer têm a vantagem de um sistema operacional existente para cada computador conectado à rede para que cada computador possa funcionar facilmente como uma unidade separada. Como as informações só podem ser armazenadas em sistemas vinculados à rede em sistemas peer-to-peer, se um computador ficar inativo, as informações armazenadas não estarão acessíveis para o restante da rede até que sejam reparadas.
Versatilidade
A nova tecnologia é facilmente integrada às conexões de rede cliente-servidor, pois o sistema operacional é controlado centralmente. É claro que quando essa nova tecnologia é integrada ao sistema, uma determinada equipe deve ser treinada para usar a nova tecnologia, o que pode ser demorado e ter algumas armadilhas à medida que os trabalhadores integram o novo sistema aos protocolos existentes. Os sistemas peer-to-peer dependem em grande parte das plataformas de software existentes instaladas nos computadores ligados à rede e, embora os sistemas para toda a rede não possam ser alterados, cada usuário pode personalizar uma estação de trabalho para otimizar a eficiência pessoal.