Desde muito antes dos computadores existirem, os teclados têm sido um dos métodos mais comuns de escrita. Usado pela primeira vez em máquinas de escrever na década de 1850, os teclados passaram por várias mudanças de design interno:Os primeiros teclados de computador usavam filamentos de metal frágeis sob cada tecla. Projetos posteriores usavam molas ou interruptores mecânicos, enquanto a maioria dos dispositivos modernos usa cúpulas de borracha macias em cima de uma placa de circuito. Ao longo de todas as suas iterações, e apesar do crescimento das tecnologias, incluindo telas sensíveis ao toque e reconhecimento de voz, os teclados continuam sendo um dispositivo de entrada padrão devido à sua velocidade e precisão.
Vantagens sobre telas sensíveis ao toque
Entre smartphones, tablets e a interface amigável ao toque adicionada no Windows 8, as telas sensíveis ao toque se tornaram um método de entrada comum. Na maioria dos aspectos, no entanto, o toque serve mais como substituto do mouse do que do teclado. Digitar em uma tela sensível ao toque requer um teclado na tela, que não tem a resposta tátil de um teclado real e coloca as mãos em uma posição desconfortável. Os teclados na tela também dificultam a digitação rápida, pois os toques sincronizados são muitas vezes mal interpretados como furtos. Em vez de depender inteiramente do toque, os PCs com tela sensível ao toque ainda suportam teclados reais, e até mesmo muitos dispositivos móveis funcionam com teclados removíveis.
Vantagens sobre o reconhecimento de voz
No início da década de 1990, no início do reconhecimento de voz, configurar um sistema de voz muitas vezes exigia treinamento extensivo e o uso de uma voz artificialmente plana - sem mencionar centenas ou milhares de dólares em hardware e software. Hoje, o reconhecimento de fala vem embutido no Windows 7 e 8 e requer apenas alguns minutos para ser configurado. A voz oferece uma velocidade bruta competitiva com a digitação, mas a um custo de precisão:o potencial de palavras mal ouvidas obriga você a verificar cuidadosamente cada documento narrado. Alguns sistemas de reconhecimento de voz, como o incluído no Windows, não adicionam pontuação automaticamente, reduzindo ainda mais a eficiência em comparação com um teclado.
Vantagens sobre a caneta de entrada
Tablets de desenho e alguns computadores sensíveis ao toque suportam a escrita com uma caneta. Embora usada principalmente para trabalhos de arte e design, essa tecnologia funciona como um método de entrada de texto com algumas desvantagens importantes. Com programas como o Microsoft OneNote, você pode escrever à mão livre em seu computador, assim como escrever em um bloco de anotações. O OneNote pode converter a escrita em texto utilizável em outros programas, mas com precisão menos que perfeita - se você tiver uma caligrafia confusa, o computador não poderá ler o que você escreve. Escrever à mão também leva mais tempo do que digitar em um teclado, uma vez que você aprende a digitar corretamente.
Desvantagens do teclado
Digitar em um teclado é uma maneira rápida e precisa de usar um computador, mas digitar com eficiência requer memorização de posições-chave e prática com o uso de todos os dedos. Para alguém que tem pouca experiência com um computador, como uma criança pequena, uma interface de toque pode ser mais intuitiva. No outro extremo do espectro, as pessoas que passam horas por dia no teclado podem sofrer lesões por esforço repetitivo e podem se beneficiar do reconhecimento de voz. Alguns fabricantes vendem teclados ergonômicos, projetados para alterar a postura das mãos de um digitador, mas um estudo da Universidade de Pittsburgh descobriu que esses teclados não eram mais úteis no tratamento de lesões existentes em comparação com teclados normais.