>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funciona a Área de Trabalho Remota da Microsoft?


O Microsoft Remote Desktop é um aplicativo cliente que permite acessar e controlar os recursos e dados de um computador remoto ou host usando uma conexão com a Internet. É, em essência, um software de controle remoto. Os recursos de área de trabalho remota permitem que você acesse um computador de trabalho em casa, independentemente de o computador de trabalho estar conectado a uma rede.

Disponibilidade


A disponibilidade depende, em grande parte, do sistema operacional do computador remoto. O computador cliente, ou computador do qual você está se conectando, pode usar qualquer sistema operacional a partir do Windows XP Professional. O computador remoto, no entanto, deve usar as edições do sistema operacional XP Professional ou Vista Business, Ultimate ou Enterprise. A Área de Trabalho Remota não está ativa por padrão, portanto, você precisará habilitá-la no computador cliente e host, na seção "Sistema e Manutenção" do Painel de Controle do Windows antes de usar.

Requisitos


O computador host deve ter as configurações "Suspender" ou "Hibernar" definidas como "Nunca", pois uma conexão de área de trabalho remota exige que o computador host esteja ligado e em estado ativo. Uma conexão com a Internet fornece acesso à rede e você deve possuir permissões que forneçam acesso ao computador host. Você ou seu administrador de rede podem adicionar seu nome de usuário à lista de usuários da área de trabalho remota na seção "Sistema e manutenção" do Painel de controle do Windows. Além disso, você precisa do nome completo do computador host. O nome completo do computador está disponível no menu Iniciar "Welcome Center".

Processo


Quando você inicia uma sessão de área de trabalho remota, o computador cliente envia um sinal por meio de uma porta padrão de "escuta" 3389 pela Internet para o computador host solicitando permissão para se conectar e fazer logon. O computador host responde solicitando suas credenciais de logon, que são verificadas em uma lista de usuários da área de trabalho remota usando um processo de autenticação interno. Depois de fazer logon, os dados de exibição e os toques do teclado são transmitidos do host para o computador cliente, permitindo que você visualize e trabalhe com o computador host como se estivesse sentado diretamente na frente dele. Uma coisa a ter em mente é que a Área de Trabalho Remota permite apenas uma conexão. Se alguém tentar usar o computador host, sua conexão remota será encerrada automaticamente.

Segurança


A Microsoft fornece vários recursos relacionados à segurança que você pode usar para aumentar a segurança de uma conexão de área de trabalho remota. Você pode limitar o número de usuários capazes de se conectar, definir uma política de bloqueio de conta, exigir senhas, criptografar a transmissão de dados, alterar a porta em que o computador cliente "escuta" e configurar um endereço IP "Lista Branca". Uma verificação periódica do Microsoft Event Viewer fornecerá um relatório contendo tentativas de logon com falha e bloqueios de conta. O Visualizador de Eventos pode ser acessado a partir da seção "Ferramentas Administrativas do Sistema e Manutenção" do Painel de Controle.

Considerações


Se você estiver conectando um computador doméstico a um computador em uma rede comercial, os problemas de firewall podem exigir uma etapa adicional antes que os computadores possam se conectar e se comunicar. Estabelecer uma rede privada virtual (VPN) é uma maneira de fazer isso. Outra maneira é usar um servidor Terminal Services Gateway. Ambos os métodos requerem configuração por um administrador de rede ou membro da equipe de suporte técnico.