Policloreto de vinil, ou poli vinil, e poliéster são tipos de plásticos usados em inúmeras aplicações industriais, residenciais e comerciais. São compostos de substâncias sintéticas e semi-sintéticas e apresentam inúmeras vantagens em termos de propriedades físicas, resiliência e função.
Composição
O polivinil (PVC) é feito a partir da polimerização do monômero de cloreto de vinil. Estabilizantes e plastificantes adicionais são adicionados, para aumentar suas propriedades de resistência à luz e ao calor e aumentar sua elasticidade. Essas propriedades tornam o PVC adequado para diversas aplicações industriais.
Os polímeros são sintetizados (pela reação de álcoois di-hídricos com ácidos dibásicos) para fazer poliéster. O poliéster inclui outras substâncias naturais, incluindo cutina (o polímero ceroso que cobre a superfície de uma planta), que são derivadas das cutículas de uma planta, bem como substâncias sintéticas, incluindo polibutirano (um poliéster biodegradável) e policarbonato (um material facilmente moldável substância resistente ao impacto e a produtos químicos).
Propriedades
O PVC é resistente à água e ao fogo. Ocorre como um pó amorfo e inodoro que permanece estável à temperatura ambiente, mas descolore a temperaturas acima de 80 graus Celsius.
O poliéster é altamente inflamável, resistente a rugas, produtos químicos, danos, encolhimento, alongamento e água. É resistente a danos biológicos, incluindo bolor e mofo e mantém sua forma bem sob estresse físico.
Tipos
Os dois principais tipos de cloreto de polivinil incluem resinas flexíveis e resinas rígidas. As resinas flexíveis são flexíveis e consistem em uma grande porcentagem de plastificantes (como o dioctilftalato - DOP). As resinas rígidas são mais resistentes e menos elásticas do que a resina flexível de PVC.
Os tipos mais importantes de poliéster incluem policarbonato e polietileno tereftalato (PET). Outros tipos de poliésteres incluem poliésteres insaturados reforçados com fibra de vidro, poliésteres termofixos e poliésteres quimioterápicos. `
Aplicativos
O policloreto de vinila é utilizado na confecção de roupas, mangueiras flexíveis, estofados, membranas para telhados/pisos, isolantes para cabos elétricos, estruturas infláveis (piscinas, brinquedos de piscina e colchões d'água), tubulações e telhas.
O poliéster é utilizado na fabricação de fibra sintética (que é isolante, hidrofóbica e resistente a rugas), garrafas plásticas, correias de força, forros de disquetes, mangueiras, cordas/fios de alta resistência, velas e balões de mylar.
Segurança
Os cloretos de vinilo, incluindo o PVC, são conhecidos por serem cancerígenos humanos (substâncias cancerígenas). De acordo com a IARC (International Agency for Research on Cancer), o PVC é classificado como cancerígeno do grupo 1. Os sintomas de envenenamento por PVC incluem tontura, dor, aumento do baço, aumento do fígado, perda de peso, dor de cabeça e irritação na garganta e nos olhos. Afeta o sistema linfático, sistema respiratório, fígado, sistema nervoso central e sangue.
O poliéster é composto de estireno, que é um solvente nocivo. É conhecido por causar irritação do trato respiratório, da pele e dos olhos. A exposição prolongada pode causar depressão, tontura, exaustão, náusea, dores de cabeça, perda de consciência, danos nos rins e fígado. O estireno é classificado pela IARC como um possível carcinógeno para humanos (grupo 2b).