Os ventiladores do seu computador geralmente se regulam sozinhos, mas se estiverem funcionando em alta velocidade de forma consistente ou mesmo quando o computador estiver desligado, será necessário solucionar problemas ou ajustar as configurações para garantir que o computador esteja funcionando corretamente. Altas temperaturas podem fazer com que seus ventiladores funcionem mais rápido para compensar, mas você também pode estar enfrentando um processo com bugs ocupando sua CPU ou cargas residuais em seu hardware.
Computador aquecendo
Se seus ventiladores estiverem funcionando o tempo todo, mesmo quando seu computador estiver ocioso ou executando tarefas simples, seu computador pode estar superaquecendo. Isso às vezes pode ser causado pela poeira que obstrui as aberturas do gabinete do computador, impedindo a circulação de ar e mantendo o ar quente no interior. Use uma lata de ar comprimido para limpar periodicamente as aberturas e certifique-se de que o ar frio possa entrar e o ar quente possa escapar. Se possível, retire o painel lateral da torre do computador para ajudá-lo a obter mais poeira. Verifique se o computador está operando em uma sala fria e se não há obstruções em nenhum dos lados que possam impedir que o ar frio chegue ao computador.
Overclocking
Embora o overclock do computador possa fornecer energia extra, isso também significa que o computador gerará mais calor. Isso pode colocar seu computador em risco de danos se ele estiver constantemente muito quente. Se o overclock do seu computador causar superaquecimento, desfaça o processo redefinindo os parâmetros do seu hardware de volta ao padrão. Por exemplo, se você fez overclock em sua CPU, muitas vezes você pode redefini-la entrando no BIOS do seu computador e restaurando o BIOS para os padrões de fábrica.
Uso pesado do processador
Quanto mais poder de processamento seu computador usa, mais calor ele gera. Se você estiver executando tarefas com uso intensivo do processador, como jogar jogos com configurações gráficas altas ou executar vários programas ao mesmo tempo, seu computador ficará mais quente e seus ventiladores funcionarão mais rápido para compensar. Se você não tiver muitos programas abertos, mas seus ventiladores ainda estiverem quentes, abra o Gerenciador de Tarefas para ver quais processos estão sendo executados no momento; é uma possibilidade de que um processo com bugs possa estar ocupando uma alta porcentagem de sua CPU. Encerre qualquer processo que você não queira mais executar, mas tome cuidado para não encerrar nenhum processo importante do sistema.
Carga residual da placa de circuito
Se seus ventiladores estiverem funcionando mesmo depois de desligar o computador, o problema pode ser causado por uma carga residual deixada na placa-mãe. Para solucionar isso, você precisará executar uma inicialização a frio. Desligue o computador completamente e desconecte tudo - incluindo o cabo de alimentação - da torre. Se estiver trabalhando com um laptop, desconecte o cabo de alimentação e remova a bateria. Pressione e segure o botão liga / desliga por 30 segundos, conecte tudo novamente e inicie o computador normalmente.
Configurações do ventilador
Muitos de seus ventiladores são controlados por configurações acessíveis em seu BIOS. O que você vê ao acessar o BIOS varia de acordo com o modelo do computador, portanto, talvez seja necessário pesquisar um pouco. Você não poderá controlar todos os seus fãs; os ventiladores de gabinete, por exemplo, funcionam consistentemente na mesma velocidade. Embora não seja possível editar velocidades precisas, você pode diminuir as velocidades mínima e máxima do ventilador. Reduzir suas velocidades mínimas pode ajudar se seus ventiladores funcionarem muito rápido regularmente, pois eles podem não estar configurados para baixar mais.