O advento dos computadores contribuiu muito para os campos da ciência. Eles permitiram a coleta e registro de grandes quantidades de dados. Eles permitem que os cientistas armazenem informações indefinidamente e as analisem facilmente.
História
O primeiro computador de grande escala foi chamado de "Colossus" e foi usado na Segunda Guerra Mundial para decifrar códigos de guerra alemães, um aspecto da combinatória. A partir de 2010, os computadores podem manipular dados mais rapidamente do que a maioria das pessoas pode imaginar. Isso permite o registro de dados em alta velocidade e a análise dos resultados. Isso é muito útil em quase todos os campos da ciência.
Dados, matemática e detecção de dados
Os computadores interagem com a ciência de várias maneiras específicas. A primeira trata da coleta e processamento de dados. Foi assim que o "Colosso" foi usado. Os computadores também são usados no campo da matemática. São feitos cálculos que levariam os humanos mais de uma vida útil para serem concluídos. O cálculo dos dígitos de Pi é um bom exemplo. Finalmente, os computadores podem ser usados como um método de detecção de dados. Os computadores podem ser usados para detectar eventos que passariam facilmente pelo olho humano. A fotografia de alta velocidade só pode ser controlada com componentes de computador e é um ativo valioso. Um computador pode coletar informações bilhões de vezes por segundo, o que permite uma detecção científica que de outra forma seria impossível. Um exemplo pertinente é o Grande Colisor de Hádrons; sem computadores e os componentes sensíveis ao tempo envolvidos, não seria possível registrar os dados.
Máquinas automatizadas
Máquinas automatizadas são máquinas que são controladas total ou parcialmente por um computador. A automação de computadores é usada principalmente pela indústria nas fábricas. No entanto, também é útil na ciência. As máquinas podem ser usadas para executar testes automatizados e concluir tarefas simples. Um exemplo de máquina usada na ciência é o braço robótico usado para manipular amostras radioativas. Esses braços robóticos permitem que o cientista manuseie e teste com segurança uma amostra altamente perigosa.
Compartilhamento de dados
A Internet, que foi desenvolvida por cientistas em conjunto com o governo, avançou o progresso da ciência de muitas maneiras. A primeira comprovação do conceito foi apresentada em 1972 e, desde então, tem permitido a ampla disseminação de ideias e informações. A Internet permite o compartilhamento quase instantâneo de dados em qualquer distância. Isso permite uma colaboração mais fácil com colegas em qualquer lugar do mundo.
Manipulação de dados
Os computadores nos permitem manipular os dados que coletamos de maneiras mais fáceis. A maioria das pessoas está acostumada a esse aspecto dos computadores por meio de um programa de processamento de texto. Um processador de texto nos permite manipular dados na forma de palavras. Sem computadores, ainda poderíamos estar usando máquinas de escrever.