Na era moderna da computação, os dados estão sendo constantemente transferidos pela Internet todos os dias. À medida que os dados viajam de computador para computador, geralmente há pouca verificação sobre a fonte de dados que um computador pode receber. O proprietário de um site ou seus administradores geralmente são desconhecidos e invisíveis. Portanto, é aconselhável usar um software antivírus para proteger seu computador contra quaisquer downloads ou instalações não intencionais. Também é aconselhável conhecer os possíveis efeitos dos vírus de computador para identificar melhor o comportamento de um computador.
Velocidade do computador
Um dos sinais primários clássicos de que um computador tem um vírus é que de repente ele se torna muito menos responsivo do que o normal. Isso geralmente continua após a reinicialização do computador, pois o software malicioso começa a ser executado novamente e a usar os recursos do sistema. Os aplicativos que monitoram os recursos do sistema (como o Gerenciador de Tarefas do Windows) do computador podem mostrar uma alta porcentagem do processador ou processadores já em uso, mesmo quando o usuário do computador não estiver executando nenhum aplicativo. A maior parte da memória do sistema também pode estar em uso e essa situação também pode fazer com que o computador responda lentamente. Usar o Gerenciador de Tarefas no Windows pode mostrar a um usuário de computador os processos em execução e também pode ser usado para ver facilmente quais aplicativos estão usando mais memória e recursos do processador.
Alteração de arquivos
Outro efeito principal dos vírus de computador é a modificação de arquivos em um disco rígido ou outra mídia gravável. Ver arquivos, pastas ou aplicativos novos e desconhecidos aparecerem no disco rígido de um computador é um possível sinal de vírus de computador. Outro efeito possível é a modificação de arquivos. Arquivos de sistema têm sido historicamente um alvo comum porque modificar os arquivos de sistema de um computador pode fazer com que um sistema operacional pare de funcionar. A modificação do software também pode desabilitar o firewall de um sistema operacional ou software similar. Tais modificações podem ser feitas para facilitar o acesso remoto a um computador. Se um firewall ou aplicativo antivírus parece ter problemas de funcionamento, isso pode ser um sinal de vírus de computador.
Comportamento surpreendente
Outro efeito possível dos vírus de computador é o comportamento aleatório e surpreendente. O ponteiro do mouse de um computador pode começar a pular pela tela ou parar de responder. Um usuário de computador deve observar que isso também pode acontecer por outros motivos (especialmente com um mouse sem fio). Gráficos ou aplicativos surpreendentes também podem aparecer na tela do computador, possivelmente em várias janelas. Alguns vírus de computador foram historicamente escritos como brincadeiras e apenas exibem uma imagem nas telas do computador para que um programador ganhe notoriedade pessoal. Obviamente, essa não é uma maneira sábia de provar as habilidades de programação de uma pessoa, mas os vírus de computador são supostamente escritos com frequência por esses motivos.