Um LED, também conhecido como diodo emissor de luz, pode ser feito piscar. Não só o LED pode piscar manualmente, mas também pode piscar sozinho. Independentemente do método escolhido para fazer o LED piscar, você precisará de outros componentes eletrônicos para fazer o LED piscar. Para projetos simples, tudo o que você precisa é de um interruptor manual.
Etapa 1
Conecte uma chave seletora em paralelo com seu LED. Conecte o ânodo do LED ao terminal de conexão esquerdo do switch e, em seguida, conecte o cátodo do LED ao terminal de conexão direito do switch. Lembre-se de que uma chave seletora é controlada por um botão de pressão. Quando o botão é pressionado, um fio de metal é removido ou colocado entre as duas conexões de terminal do switch.
Etapa 2
Calcule o valor do resistor limitante para o LED. Suponha que o LED que você está usando requer 2 Volts para acendê-lo e que a corrente elétrica para iluminar o LED é de 30 miliamperes (lembre-se que mil miliampères é igual a um ampere). Considere também que você usará uma bateria de 5 volts para alimentar seu circuito de LED piscando. Agora subtraia a voltagem da bateria da voltagem do LED necessária para obter 3. Agora divida este resultado, 3, pela corrente do LED necessária. Como 3 dividido por 0,03 é 100, o valor do resistor que você precisará é de 100 ohms.
Etapa 3
Conecte o interruptor paralelo / arranjo de LED construído na primeira etapa em série com sua bateria e o resistor limitador de corrente. Primeiro conecte o terminal positivo da bateria a uma extremidade do resistor de 100 ohms. Em seguida, conecte a outra extremidade do resistor de 100 ohm ao interruptor paralelo / arranjo de LED. Conecte o resistor de forma que ele se conecte ao ânodo do fio do LED. Agora conecte o outro fio do interruptor paralelo / arranjo de LED ao terminal negativo da fonte de alimentação.
Etapa 4
Teste seu circuito. Ligue a bateria e pressione o botão de alternância. Pressione repetidamente o botão de alternância e observe que cada vez que você pressiona o botão de alternância, o LED acende ou apaga.
Dica
Este projeto de circuito consome energia quando o LED está ligado e desligado. Modificações podem ser feitas para que o circuito só exija corrente quando o LED estiver aceso.
Para projetos que piscam automaticamente, você precisará de um oscilador, que é um dispositivo que gera automaticamente uma forma de onda eletrônica. Se você quiser fazer a luz do LED piscar sozinha, obtenha ou projete um oscilador. Use a forma de onda de saída dos osciladores para ligar e desligar o LED em intervalos definidos. Considere que, assim como você fez com o design da chave seletora, você precisará colocar um resistor limitador de corrente entre a saída do oscilador e o LED,