Os discos rígidos magnéticos existem desde a década de 1950 e agora estão em computadores, tocadores de MP3 e câmeras de vídeo. O armazenamento óptico é um pouco mais recente, saindo dos videodiscos e do disco compacto na década de 1980. Ambas as tecnologias ainda estão evoluindo rapidamente, oferecendo mais espaço de armazenamento a custos mais baixos.
Velocidade
O armazenamento em disco magnético foi otimizado para altas velocidades. DVDs e CDs acessam dados com rapidez suficiente para reproduzir filmes e músicas, mas são muito mais lentos que um disco magnético.
Portabilidade
Como o disco é pequeno, leve e removível, a mídia óptica é portátil. A maioria dos discos magnéticos, embora leves, devem ficar dentro do computador.
Custo
Nem os discos rígidos magnéticos nem as unidades de disco óptico são caros, embora as unidades ópticas custem uma fração do custo de um disco rígido.
Armazenamento
A partir de 2009, as unidades de disco magnético com capacidades de trilhões de bytes (terabytes) tornaram-se comuns. Individualmente, os discos ópticos Blu-Ray de camada dupla armazenam 50 bilhões de bytes (gigabytes).
Propósito
Os discos magnéticos têm sido uma tecnologia poderosa para computadores desde a década de 1950. Eles são o principal local para manter arquivos e software. Os discos ópticos são meios práticos para dados portáteis, filmes e música.