A rede EDGE significa Enhanced Data Rates for Global Evolution. É uma tecnologia de dados móveis de terceira geração, de acordo com a AT&T. Ele é usado para fornecer serviço de Internet rápida para telefones celulares e pode ser usado para preencher as lacunas das redes de cobertura das operadoras de telefonia celular.
História
EDGE é um tipo de tecnologia GSM. Também é considerada uma rede 3G. Foi desenvolvido em 2003 e originalmente implementado pela Cingular. Era três vezes mais rápido do que as redes GPRS predominantes.
Velocidade
Uma rede EDGE tem uma velocidade média de 75 a 135 Kbps. A velocidade máxima que a rede pode atingir é de 473,6 kbit/s, o que exigiria que oito slots de tempo estivessem em uso ao mesmo tempo, de acordo com a International Mobile Telecommunications.
Tecnologia
O EDGE é compatível com redes 2G e não requer que hardware ou software sejam alterados para que possa ser usado. Unidades de transceptor EDGE são instaladas na estação base, trazendo acesso EDGE à área de cobertura daquela estação.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da rede EDGE foram mais marcantes antes da ampla implementação das redes 3G. É quatro vezes mais eficiente que uma rede GPRS, e a AT&T relata menor uso de energia com redes EDGE em comparação com 3G. A desvantagem vem do fato de que 3G é muito mais rápido que EDGE—até 2,4 mbps.
Operadoras
Existem duas operadoras nos Estados Unidos que oferecem cobertura de rede EDGE. AT&T, que originalmente desenvolveu a tecnologia sob Cingular, e T-Mobile. Ambas as empresas oferecem cobertura de rede EDGE além de 3G. O 3G requer uma força de sinal mais alta para ser usada, para que o EDGE possa cobrir as lacunas causadas por problemas de recepção.