O uso generalizado de computadores revolucionou muitos aspectos do trabalho e dos negócios. Em apenas algumas gerações, o computador deixou de ser uma ferramenta misteriosa acessível a poucos privilegiados para uma ferramenta comum usada por pessoas em todos os níveis de trabalho em quase todos os setores.
Armazenamento de informações
Sem abordar as especificidades da tecnologia, os computadores armazenam informações. Nos últimos mil anos, a maioria das empresas armazenou informações na forma de documentos escritos. Um dos aspectos revolucionários dos computadores é a quantidade de informação que eles são capazes de armazenar. Um documento contendo tanta informação quanto este artigo pode ocupar cerca de 16 kilobytes de dados em um disco rígido de computador. Mas, a maioria dos computadores usados em 2010 contém pelo menos vários gigabytes. Em outras palavras, você poderia economizar mais de 16.000 artigos como este em um computador de custo abaixo da média.
Computação
Os computadores operam através da interação de algoritmos aritméticos complexos. Como o nome "computador" indica, eles funcionam matematicamente. Assim, eles são adequados para qualquer tarefa que exija operações matemáticas. Mesmo computadores modestos da década de 2000 a 2010 realizam milhões de cálculos por segundo. Matemáticos, engenheiros, cientistas, atuários e qualquer outro profissional que trabalhe com números terão a produtividade aumentada exponencialmente através dos computadores.
Comunicação
O uso de e-mail, Internet, quadros de mensagens e sites de mídia social como Facebook e LinkedIn têm sido fundamentais para manter os trabalhadores em contato tanto dentro das empresas quanto entre diferentes empresas. Os críticos citam a proliferação de correntes eletrônicas, piadas e travessuras como prejudiciais à produtividade. Mas, enquanto os trabalhadores se concentram em tarefas relacionadas ao trabalho, as vantagens na velocidade e confiabilidade da comunicação beneficiam todos os setores.
Pesquisa
A Internet como a conhecemos hoje evoluiu e cresceu a partir da rede ARPA, a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada. À medida que os cientistas de locais de pesquisa nos Estados Unidos viram o quão útil a rede de comunicação se tornou, eles e outros como eles incentivaram o desenvolvimento de um sistema maior acessível ao público em geral. Agora, qualquer pessoa com conexão à Internet pode pesquisar praticamente qualquer assunto imaginável. Isso beneficia todas as indústrias, mas escritores, jornalistas, agentes de viagens, políticos e advogados provavelmente tiram mais proveito disso.
Entretenimento
Programadores entediados e outros trabalhadores de computador projetaram os primeiros jogos de computador para se divertirem. Mas, à medida que os computadores e o acesso à Internet se tornaram menos caros e mais comuns, a prática tornou-se uma indústria muito maior e bem financiada. Agora, empresas como a Blizzard Entertainment e jogos como World of Warcraft constituem uma grande parte da indústria do entretenimento. A partir de 2009, mais de 11 milhões de pessoas em todo o mundo jogaram World of Warcraft. O sucesso da Activision, Modern Warfare 2, ultrapassou US$ 1 bilhão em receita. A Nintendo produziu várias plataformas e centenas de jogos nos últimos 20 anos. Embora as pessoas (geralmente) não joguem esses jogos no trabalho, todos esses produtos são desenvolvidos em computadores por grandes equipes de designers, programadores, artistas, músicos, administradores de banco de dados e até testadores de jogos.