O servidor proxy atua como um mediador entre a máquina cliente e o servidor principal. As solicitações enviadas da máquina cliente são roteadas primeiro para o servidor proxy. Essas solicitações são validadas com base em uma série de filtros. Se a solicitação for válida, o servidor proxy permitirá que a máquina cliente recupere as informações da fonte solicitada. Alguns dos usos de um servidor proxy são restringir os usuários de visitar sites específicos, verificar conteúdo de saída ou restringir o acesso a arquivos e pastas, dependendo do nível de segurança da máquina cliente.
Internet Explorer
Etapa 1
Abra o navegador Internet Explorer.
Etapa 2
Clique na seta para baixo "Ferramentas" e selecione a opção "Opções da Internet".
Etapa 3
Clique na guia "Conexões".
Etapa 4
Clique no botão "Configurações de LAN". A janela "Configurações de rede local (LAN)" será aberta. O número da porta proxy estará na caixa rotulada "Porta".
Firefox
Etapa 1
Abra o navegador Firefox.
Etapa 2
Clique no menu "Ferramentas" e selecione a opção "Opções...".
Etapa 3
Selecione o ícone "Avançado".
Etapa 4
Clique na guia "Rede".
Etapa 5
Clique no botão "Configurações...". A janela "Configurações de conexão" será aberta. Você pode encontrar o número da porta proxy na caixa "Porta" ao lado da seção "HTTP Proxy:".
Dica
Os números de proxy são utilizados quando em uma configuração de LAN. A menos que o usuário tenha uma rede doméstica específica, não haverá uso para o número da porta do proxy em computadores domésticos.
Se você é um usuário Linux avançado e deseja configurar o proxy utilizando o Squid, veja a seção "Recursos" deste artigo.