Um capacitor é um dispositivo eletrônico construído usando duas placas de material eletricamente condutor separadas por um material não condutor, ou isolante. É usado em aplicações elétricas e circuitos usando A/C (corrente alternada) e D/C (corrente contínua) para obter certos resultados com base na capacidade do capacitor de armazenar e descarregar corrente.
História dos Capacitores
O primeiro dispositivo que pode ser chamado de capacitor é a jarra de Leyden, descoberta pelo inventor alemão Ewald Georg von Kleist em 1745. Era uma jarra de vidro parcialmente cheia de água e tampada com uma rolha, que tinha um fio passando por ela. O fio mergulhou na água e, ao entrar em contato com um produtor de eletricidade estática, fez com que a jarra ficasse carregada. A jarra descarregava quando o fio entrava em contato ou se aproximava de um material condutor. No ano seguinte, um físico holandês chamado Pieter van Musschenbroek, da Universidade de Leyden, descobriu independentemente o mesmo princípio de capacitância.
Tipos de capacitores
Os capacitores são categorizados de várias maneiras no que diz respeito ao projeto de construção e aos materiais usados na fabricação, mas existem basicamente apenas dois tipos essenciais no que diz respeito à eletricidade:polarizado e não polarizado. Os capacitores polarizados, conhecidos como capacitores eletrolíticos, devem estar estritamente em conformidade com a polaridade e a tensão. Os capacitores não polarizados têm apenas limitações de tensão.
Capacitores em circuitos CC
As duas placas de um capacitor, isoladas eletricamente uma da outra, armazenam energia na forma de capacitância. Quando a corrente CC é aplicada a um circuito com apenas resistência e capacitância, o capacitor será carregado até o nível da tensão aplicada. Como a CC flui apenas em uma direção, uma vez que o capacitor está totalmente carregado, não há mais fluxo de corrente. Essa característica permite que os capacitores "bloqueiem" o fluxo de corrente CC.
Capacitores em circuitos CA
Nos circuitos CA, a corrente alternada muda periodicamente de direção, carregando o capacitor em uma direção e depois na outra. À medida que as placas descarregam durante a mudança de direção, a corrente de saída do capacitor alterna em fase com a tensão CA. É assim que se diz que os capacitores "passam" CA.
Usos para capacitores
Os capacitores encontram muitos usos em circuitos elétricos e eletrônicos. Eles podem ser usados em circuitos de acoplamento, circuitos de desacoplamento, circuitos de filtragem e em fontes de alimentação para suavizar o sinal de saída. Os capacitores encontram usos específicos para circuitos que usam frequências altas ou baixas, fazendo uso das características inerentes dos capacitores e como eles reagem a diferentes faixas de frequências, exibindo níveis variados de impedância.