>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Função de ohmímetro


O ohmímetro é um medidor para medir a resistência elétrica em ohms. Geralmente é apenas um dos vários medidores contidos em uma única unidade, incluindo um voltímetro que mede a tensão e um amperímetro que mede a corrente em amperes. Essas unidades são normalmente chamadas de multímetros ou VOMs, que significa Volt-Ohm-Milliamp porque a medição de corrente é limitada à faixa de miliampères muito mais baixa e segura.

​​Plano de fundo


O físico alemão Georg Simon Ohm descobriu que o fluxo de corrente elétrica através de um condutor era diretamente proporcional à diferença de potencial, ou tensão, e inversamente proporcional à resistência ao fluxo de corrente. A quantidade de resistência ao fluxo de corrente é medida em ohms em homenagem a Georg Ohms.

Tipos de Ohmímetros


Ohmímetros, vamos chamá-los de multímetros, vêm em dois tipos básicos:analógicos e digitais. Ambos executam as mesmas funções de medição de tensão, corrente e resistência. A escolha de qual usar depende até certo ponto de quem o usuário é. Um amador que gosta de mexer na garagem pode precisar apenas de um modelo digital básico, enquanto um engenheiro de design ou técnico profissional ou eletricista pode precisar de uma unidade muito mais cara. Os ohmímetros digitais são chamados DMMs para Digital-Multímetro.

Como um ohmímetro mede ohms


Os ohmímetros analógicos mais antigos usavam uma pequena bateria para aplicar tensão a uma resistência enquanto um galvanômetro media a corrente que passava pela resistência. A quantidade de corrente era indicada por um ponteiro acoplado ao galvanômetro que registrava a quantidade de corrente em uma escala medida em ohms. Um tipo mais preciso de ohmímetro usa um circuito eletrônico para passar uma corrente constante através da resistência, enquanto um circuito separado mede a tensão na resistência.

Usos do ohmímetro


Um ohmímetro pode ser usado para solucionar problemas de muitos itens domésticos. Um fusível de cerâmica, por exemplo, que pode não oferecer meios visíveis para determinar se está queimado ou não, pode ser testado com um ohmímetro. Se um ohmímetro indicar um curto-circuito, o fusível está bom. Uma indicação de circuito aberto significa que está queimado. Cabos estéreo, bobinas de alto-falante, captadores de guitarra e outros dispositivos elétricos podem ser testados e verificados com um ohmímetro.

Considerações


Ao usar o multímetro para medir resistência, ou ohms, há várias considerações a serem levadas em consideração. Se estiver usando um ohmímetro analógico para medir ohms, o medidor deve ser zerado encurtando os fios de teste juntos e usando o controle zero para definir a agulha do indicador para a leitura de resistência zero. Isso leva em conta o consumo de bateria ao longo do tempo e deve ser feito sempre que o intervalo for alterado. Com um ohmímetro digital não há necessidade de zerar o medidor. Seja usando um ohmímetro analógico ou digital, sempre certifique-se de que não haja energia aplicada ao circuito em teste para evitar possíveis danos ao medidor.