O Microsoft Excel oferece duas maneiras principais de importar documentos XML. A importação manual será mais fácil para a maioria dos usuários. A importação programática pode ser mais rápida se você deseja importar dois ou mais arquivos e você é rápido e confortável para digitar ou inserir código.
Importando manualmente
Etapa 1
Abra o Excel, selecione o menu “Arquivo” e “Abrir”. Selecione "Arquivos XML" na lista de tipos de arquivo. Selecione o arquivo que deseja abrir e clique em “Abrir”.
Etapa 2
Se solicitado, selecione uma folha de estilo na lista de opções ou clique em "Cancelar" se não quiser usar uma folha de estilo.
Etapa 3
Selecione "Salvar" e escolha "XLS (Excel)" ou o formato XLSX para tornar a conversão permanente.
Importando programaticamente
Etapa 1
Anote o local do servidor e o nome do arquivo XML que você deseja importar. Como alternativa, anote a localização do arquivo, se estiver no disco rígido. Você não poderá procurá-lo, portanto, precisará saber o local completo do diretório.
Etapa 2
Abra um projeto do Visual Basic for Applications no Excel e insira um novo módulo. Crie uma sub-rotina chamada "ImportXML". (Você pode usar um nome diferente se quiser, mas usar "ImportXML" facilitará a referência futura.)
Etapa 3
Insira o código a seguir, substituindo o texto dentro dos colchetes pelo nome e local do arquivo relevantes e pela folha de estilo:
Workbooks.OpenXML "
", _
Esse código instrui o Excel a usar o conteúdo do arquivo XML designado para criar e abrir um novo arquivo de pasta de trabalho, formatado usando a folha de estilo designada. Um arquivo de pasta de trabalho é composto de uma ou mais planilhas relacionadas.
Dica
Se você usar a importação programática, poderá repetir o código usando os nomes de arquivos e locais de diferentes documentos XML.