Um servidor é um computador usado em uma rede e que fornece um serviço a um cliente. Os servidores geralmente têm mais poder de processamento, memória e armazenamento do que os computadores clientes. O cliente é o computador que não está atuando como servidor, pelo menos naquele momento, e está solicitando informações ou um serviço do servidor. Entender o que é um servidor envolve entender o que são as redes. Quando os computadores estão conectados de alguma maneira física (ou sem fio) e compartilham serviços ou informações, isso é chamado de rede de computadores. Em uma rede de computadores, existem dois ou mais participantes onde pelo menos um deles está atuando como cliente e o outro como servidor.
Servidores relativos a redes
Uma rede pode ser muito grande, chamada WAN (Wide Area Network) abrangendo o globo, ou muito pequena, como em um ambiente doméstico ou de pequeno escritório. A Internet é a maior WAN e depende de servidores para fornecer conectividade e outros serviços, bem como acesso a informações e aplicativos compartilhados. Existem muitos tipos, categorias e funções de um servidor, mas eles são sempre um componente de uma rede, e as redes sempre têm pelo menos um cliente e um servidor.
Redes ponto a ponto
Em uma rede ponto a ponto, cada estação de trabalho (computador) serve como cliente e servidor. O servidor é o computador que nessa interação específica está prestando serviços ao cliente, que nessa mesma interação é o computador que está acessando as informações ou serviços do servidor. Nesse tipo de rede, cada computador depende de cada um dos outros computadores para fornecer e compartilhar suas informações e serviços. Esse tipo de rede geralmente é usado apenas em pequenos escritórios ou em casa.
Redes cliente/servidor
Em uma rede cliente/servidor, existe um servidor dedicado, que não tem outra função a não ser prestar seu serviço. Nesse tipo de rede, os computadores das estações de trabalho são os clientes. Pode haver mais de um servidor fornecendo serviços diferentes, mas os servidores não são usados como estações de trabalho. A rede cliente/servidor é o tipo de rede mais comumente usado.
Serviços gerais do servidor
Os serviços prestados por um ou mais servidores podem ser como servidor de impressão, permitindo e monitorando o acesso a uma ou mais impressoras; um servidor de aplicativos, que executa software de aplicativos, como processamento de texto ou banco de dados; um servidor de arquivos, que armazena arquivos para acesso por todos os computadores clientes; e servidores que permitem e fornecem acesso a outras redes, incluindo a Internet.
Servidores especializados
Alguns dos tipos de servidores especializados mais comuns incluem Servidores DNS, Servidores Web e Servidores de Correio. DNS significa Serviço de Nomes de Domínio e é um computador servidor que contém um banco de dados de Nomes de Domínio (os nomes em linguagem humana usados na Web) e traduz esse nome de linguagem humana em um endereço de número que o computador pode entender e usar para acessar o site específico. Servidores Web são computadores que fornecem acesso a sites, e Servidores de Correio fornecem acesso a e-mail, incluindo envio e recebimento, armazenamento e outros serviços de e-mail.