Isso soa como uma pergunta capciosa, mas tem mérito. A Unidade Central de Processamento (CPU) é um microprocessador que controla a execução das instruções do programa. Em um computador, é considerado o cérebro. No entanto, outros dispositivos, como discos rígidos e unidades de fita, empregam processadores para executar comandos de leitura/gravação e endereçar condições de erro.
Histórico da CPU
A Intel introduziu o primeiro microprocessador de chip único em 1971. Ele foi inventado pelos engenheiros da Intel Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazo. O microprocessador Intel 4004 mantinha todas as funções de processamento – CPU, memória, controles de entrada e saída – em um pequeno chip. Esta nova invenção revolucionou o design dos computadores. A CPU aumentou em potência à medida que diminuiu de tamanho. A Intel é hoje o Gold Standard em tecnologia de microprocessadores.
O que uma CPU faz?
A CPU, em toda a sua glória, realmente faz apenas três tarefas básicas, embora extremamente rápidas. Ele recebe informações, faz alguma operação para ou com essas informações e fornece saída (resultados) da operação. Ele faz isso usando vários componentes-chave. A Unidade Lógica Aritmética (ALU) realiza subtração e adição em binário e faz algumas operações lógicas como AND, NOT e OR para auxiliar a CPU. Os circuitos de controle direcionam o tráfego de dados de e para a CPU para os dispositivos de entrada/saída muito mais lentos. A Unidade de Gerenciamento de Memória monitora o fluxo de dados de e para a memória.
O que um processador faz?
Um processador - "a parte de um computador (um chip microprocessador) que faz a maior parte do processamento de dados; a CPU e a memória formam a parte central de um computador à qual os periféricos estão conectados" - realiza uma série de simples instruções como buscar a instrução, decodificá-la, buscar os dados necessários, executar a instrução e armazenar os resultados. Isso soa muito como o que uma CPU faz. Isso porque quando se fala em computadores os termos CPU, processador e microprocessador são comumente usados de forma intercambiável.
Qual é a diferença entre uma CPU e um processador?
Como ficou óbvio, não há diferença alguma entre uma CPU e um processador. Pelo menos não quando se está se referindo a um computador moderno. Isso porque a palavra "processador" se tornou um termo genérico para CPU e microprocessador. Isso é preciso desde que se esteja falando de computadores. Mas essa abordagem pode ser quase tão míope quanto alguns que se referem ao computador inteiro como o "disco rígido".
Equívocos
Enquanto CPU, processador e microprocessador passaram a ser usados apenas para se referir ao "cérebro" do computador, outros dispositivos também usam processadores. E alguns, como discos rígidos, têm sua própria memória RAM e FLASH, além de um processador. Portanto, se houver alguma diferença entre CPU e processador, isso pode depender totalmente do cargo.