Comumente comercializadas como Wi-Fi, as conexões de Internet sem fio permitem que os usuários se conectem à Internet com um dispositivo compatível onde quer que haja um ponto de acesso Wi-Fi. A partir de 2010, o Wi-Fi público está disponível em locais como cafés, e alguns municípios também oferecem Wi-Fi público dentro das fronteiras da cidade.
Tipos
O padrão de rede sem fio 802.11 rege todas as conexões de rede local sem fio (LAN). A partir de 2010, o 802.11n é o padrão mais recente, permitindo conexões de até 11 Mbps com alcance de até 230 pés em ambientes internos. Outros padrões de rede comumente usados incluem 802.11be 802.11g.
Hardware
Para se conectar a uma rede Wi-Fi, você precisa de um computador com uma placa de rede sem fio compatível ou um dispositivo autônomo com capacidade para Wi-Fi, como consoles de jogos portáteis, como o PlayStation Portable. A partir de 2010, a maioria dos recursos de rede sem fio está embutido na placa-mãe do computador, mas as chaves USB sem fio também são bastante populares. Placas sem fio mais recentes são compatíveis com redes sem fio mais antigas:ex. Uma chave de rede sem fio 802.11n pode se conectar a uma rede 802.11n, 802.11g ou 802.11b.
Software
A partir de 2010, os sistemas operacionais modernos, incluindo Microsoft Windows, Apple OS X e variações do Linux, têm suporte de rede sem fio integrado. As placas sem fio também podem vir com seu próprio software e drivers proprietários que podem ser usados no lugar do suporte nativo do sistema operacional. Dispositivos móveis autônomos que suportam Wi-Fi têm seu próprio firmware para detectar e se conectar a redes sem fio. Dispositivos como o Apple iPhone também podem ter aplicativos de terceiros para ajudar a encontrar redes sem fio.
Conectando
As conexões de rede sem fio são identificadas por um Service Set Identifier (SSID). Se uma conexão Wi-Fi não for segura - também conhecida como "aberta" -, um usuário poderá se conectar a ela escolhendo o SSID de seu computador ou dispositivo compatível com Wi-Fi. Conexões Wi-Fi públicas mais seguras só podem permitir o acesso a um site de login, após o qual o usuário tem acesso mais irrestrito. Outras redes sem fio geralmente são protegidas e exigem uma senha para se conectar.
Solução de problemas
Se você não conseguir se conectar a uma rede Wi-Fi, verifique se está usando uma placa sem fio compatível. Placas sem fio mais antigas, como 802.11b, não podem se conectar a redes mais novas, como 802.11g. Se você tiver problemas para se conectar a uma conexão Wi-Fi segura, verifique se sua senha foi digitada corretamente. Algumas redes Wi-Fi seguras podem não transmitir seu SSID. A maioria dos softwares sem fio precisa ser informado de que é uma rede oculta.