Embora a comparação entre a "World Wide Web" e o "Wild Wild West" seja clichê e datada, a fraude ainda prevalece na Internet. De acordo com o grupo de notícias The Guardian, a fraude on-line custa às pessoas e empresas pelo menos o dobro, senão várias vezes maior, do que o custo global anual estimado de US$ 100 bilhões em 2010. Apesar de todas as ferramentas à sua disposição, seus instintos são sua primeira linha de defesa. Sempre verifique a reputação de um site se suspeitar da legalidade de um site ou achar que ele pode ser fraudulento.
Verifique a reputação do site com a McAfee
A empresa de segurança de computadores McAfee tem uma ferramenta online gratuita que verifica a reputação pública de um site para ajudá-lo a determinar se o site é legítimo (consulte Recursos). Basta copiar e colar o URL do site questionável na ferramenta do site e clicar em "Procurar" para usá-lo. A ferramenta verifica o site em relação aos bancos de dados da McAfee e atribui classificação de risco ao site, incluindo "Alto risco", "Risco médio", "Não verificado" e "Risco mínimo". Qualquer coisa que não seja uma classificação de "baixo risco" indica legitimidade questionável e você não deve enviar nenhuma informação pessoal.
Digitalize a página com o Google Safe Browsing
O Google fornece uma ferramenta online gratuita para digitalizar qualquer página da Web que você considere questionável. O recurso Navegação segura do Google é um serviço que verifica endereços da Web nas listagens do Google em busca de golpes de phishing e páginas infectadas por malware. Ser sinalizado por phishing é um poderoso indicador de que o site é fraudulento, enquanto ser sinalizado por malware pode implicar fraude ou uma violação temporária de segurança. Sites legítimos (incluindo aqueles que você visita regularmente) podem ser invadidos, infectados com malware e disparar alertas do Google Safe Browsing. Você pode usar a ferramenta Navegação segura do Google digitando o seguinte endereço e trocando "example.com" pelo endereço do site em qualquer navegador da Web:
http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=example.com
Use seus olhos
Sites fraudulentos falsificam ou omitem informações de contato. Se você estiver desconfiado, procure a página "Fale Conosco" e tente se comunicar com o site. Se não houver informações de contato ou ninguém responder, a legitimidade do site é questionável. Sites ilegítimos geralmente replicam a aparência de sites populares para roubar suas informações. Sites falsos usam um nome de domínio diferente do site que estão emulando. Verifique o nome de domínio observando o texto que aparece antes do domínio de nível superior (a parte ".com" ou ".net") e combinando-o com o site em que você deveria estar. Por exemplo, "developers.google.com" é um site do Google, enquanto "developers.google.scamsitename.com" não é. Você também pode pesquisar o proprietário do nome de domínio por meio de uma pesquisa no Whois.net para verificar a legitimidade do site (consulte Recursos).
Permita que o software proteja você
Se você estiver navegando na Web com o Google Chrome ou Mozilla Firefox, você já está um pouco protegido, pois esses navegadores verificam automaticamente o banco de dados do Google Safe Browsing e lançam uma notificação "este site pode danificar seu computador" antes de carregar sites potencialmente prejudiciais. Você também pode instalar os plug-ins de navegador Web of Trust ou Avast para todos os principais navegadores para adicionar informações de avaliação de risco aos resultados da pesquisa na Web (consulte Recursos). O Web of Trust usa ícones verdes, amarelos e vermelhos para avaliar os riscos de segurança do site como seguros, questionáveis e inseguros, respectivamente. O Avast mede a confiabilidade do site com uma a três barras, concedendo mais barras aos sites mais confiáveis.