O Macintosh OS X possui funções de fala incorporadas ao sistema operacional, encontradas no painel Fala das Preferências do Sistema. A conversão de texto em fala é muito completa, mas o sistema de reconhecimento de fala integrado é muito mais limitado. Você pode trabalhar com os serviços integrados em alguns casos, mas pode precisar de um software de ditado mais completo.
Etapa 1
Abra o painel de preferências de fala em Preferências do sistema. Clique na guia Reconhecimento de Fala. Clique no botão "Speakable Items:" On e, em seguida, clique no botão "Open Speakable Items Folder". Os itens falados vêm com muitas ações automáticas, mas precisarão ser personalizados para inserir texto em um documento. Por exemplo, você pode usar o Automator, um utilitário de script incluído, para adicionar texto clichê a documentos TextEdit e Word ao falar determinados comandos. No entanto, Speakable Items é muito mais adequado para iniciar aplicativos e outras interações do sistema.
Etapa 2
Adquira o software MacSpeech Dictate para fazer ditado regular; em maio de 2010, é o único produto desse tipo para Macintosh. O MacSpeech Dictate requer algum treinamento de voz para obter total eficiência, mas uma vez concluído, você pode ditar em qualquer aplicativo aberto e o MacSpeech converterá sua voz em texto normal. Neste momento, o MacSpeech Dictate custa $ 199.
Etapa 3
Use o MacSpeech Scribe para converter áudio falado gravado em texto. O MacSpeech Scribe deve ser treinado de forma semelhante ao MacSpeech Dictate, mas depois usa arquivos de áudio pré-gravados em vez de ditado ao vivo como fonte para o texto que transcreve. Atualmente, o MacSpeech Scribe custa US$ 149.