Desde manter contato com amigos até realizar transações financeiras, hoje em dia contamos com computadores para quase tudo. Com PCs tão avançados como são, é fácil esquecer os fundamentos que tornaram possível a tecnologia moderna. Os computadores fazem tudo o que fazem porque são capazes de realizar quatro operações básicas.
Entrada
Por mais inteligentes que os computadores sejam, eles ainda recebem informações de humanos para dizer a eles o que fazer e fornecer dados para processar. Os computadores de hoje aceitam entrada de uma variedade de dispositivos. Os dois com os quais você provavelmente está mais familiarizado incluem o teclado e o mouse.
Uma ampla gama de outros dispositivos atuam como entradas. Os exemplos incluem webcams, microfones, scanners e canetas.
Processando
Os computadores têm a capacidade inata de processar dados usando uma unidade central de processamento (CPU). Também conhecido como processador, este dispositivo é o cérebro do PC.
As CPUs executam dois tipos básicos de tarefas:operações aritméticas e operações lógicas. As operações aritméticas envolvem matemática básica, como adição e subtração, enquanto as operações lógicas comparam dois números.
Saída
Uma vez que um computador recebe e processa dados, ele os envia como informação. Na computação, informação refere-se a quaisquer dados apresentados de forma útil. Os dispositivos de saída mais comuns incluem monitores, impressoras e alto-falantes.
Armazenamento
Os computadores não seriam tão úteis como são se não conseguissem se lembrar de nada. A quarta operação básica, armazenamento, permite que o computador recupere dados inseridos anteriormente e armazene informações. Isso inclui documentos, músicas, arquivos de log, software e o sistema operacional (SO).
O meio de armazenamento mais comum é o disco rígido. Cartões de memória, DVD-ROMs e disquetes são outros exemplos.