Trabalhar com arquivos de imagem no Photoshop pode usar uma enorme quantidade de memória, especialmente quando você tem imagens de alta resolução ou usa várias camadas. O Photoshop fornece vários métodos para gerenciar sua memória, incluindo alterar as configurações de cache e limpar manualmente os caches individuais quando a memória estiver baixa. Lembre-se de que diminuir o uso de memória ou esvaziar um cache aliviará a carga do sistema, mas poderá tornar o programa mais lento ou impedir que você desfaça tantas ações.
Limpando a memória ativa
O Photoshop armazena vários elementos do seu trabalho na memória ativa, incluindo sua área de transferência, dados para usar o recurso "Desfazer" e seu histórico, o que possibilita retroceder em seu fluxo de trabalho para um ponto anterior. A limpeza manual de um ou mais desses itens recupera a memória, mas pode afetar seu trabalho. Por exemplo, se você limpar seu histórico, não poderá reverter sua imagem para um estado anterior. Para esvaziar a memória, abra o menu "Editar", clique em "Purge" e selecione um item específico para limpar ou escolha "All".
Discos de trabalho do Photoshop
Quando o Photoshop precisa armazenar mais dados do que cabe na memória ativa, ele grava em um arquivo de cache no disco rígido. Esse disco de trabalho pode usar uma quantidade significativa de espaço, mas você não precisa excluí-lo manualmente - o Photoshop o apaga toda vez que você sai do programa. Se o aplicativo travar, impedindo que o cache esvazie, basta reabrir o Photoshop e sair normalmente. Você pode mover o disco de trabalho para um disco rígido diferente com mais espaço na guia "Desempenho" das preferências ou escolher várias unidades. A Adobe recomenda usar as unidades conectadas mais rápidas além da unidade de inicialização.
Configurações de cache
Além de alterar a quantidade de RAM que o Photoshop usa, você pode modificar três aspectos do cache nas preferências de desempenho. "Estados do histórico" determina quantos passos para trás você pode dar em seu trabalho. Os "Níveis de cache" são usados para melhorar a velocidade - você deve aumentar o número ao trabalhar com imagens grandes com poucas camadas e reduzi-lo ao usar imagens menores com muitas camadas. Da mesma forma, aumente o "Tamanho do bloco de cache" para melhorar o desempenho com imagens grandes e reduza-o para imagens pequenas com muitas camadas. Reinicie o Photoshop para que as alterações de configuração entrem em vigor.
Movendo-se sem a área de transferência
Para mover ou copiar parte de uma imagem uma vez, use a ferramenta Mover. Este método não armazena os dados na área de transferência, economizando memória. Para mover uma seleção, arraste-a com a ferramenta Mover. Para copiar, segure "Alt" enquanto arrasta. Você também pode usar este método para copiar entre arquivos:Abra os dois arquivos no Photoshop, faça uma seleção em um arquivo e use a ferramenta Mover para arrastá-lo para a guia do segundo arquivo. Quando a tela mudar para mostrar a segunda imagem, mova o cursor para a imagem e solte o botão do mouse.
Aviso de versão
As informações neste artigo se aplicam ao Adobe Photoshop CC. Pode variar ligeiramente ou significativamente com outras versões ou programas.