Como muitos programas incluídos no Microsoft Windows, você pode controlar o Paint a partir da linha de comando em vez de dentro do próprio programa. A linha de comando permite que você execute as funções básicas do Paint sem navegar pelos menus ou abrir arquivos. Acesse a linha de comando usando a janela "Prompt de comando" ou a caixa de diálogo "Executar", ambas localizadas na seção "Acessórios" do menu Iniciar. Digite os comandos diretamente na caixa de diálogo e pressione “Enter”. Alternativamente, segure a tecla “Windows” e pressione “R” para abrir a caixa de diálogo Executar.
Abra o Paint
O comando "mspaint" abre o programa para um novo arquivo de imagem. Digite o comando sem as aspas e pressione “Enter”.
Abrir um arquivo
Abra um arquivo de imagem especificando o local do arquivo em seu disco rígido. Adicione um espaço após "mspaint" e digite a extensão completa do arquivo (por exemplo:"mspaint c:/folder/subfolder/filename"). Certifique-se de que o nome do arquivo esteja completamente correto, incluindo a extensão do arquivo. Veja a localização exata de uma imagem clicando com o botão direito do mouse no arquivo e escolhendo “Propriedades”.
Imprimir
Imprima uma imagem do Paint diretamente pela linha de comando adicionando um espaço após "mspaint" e adicionando "/p" e depois um nome de arquivo (por exemplo:"mspaint /p c:/folder/subfolder/filename"). O comando imprime em sua impressora padrão. Use "/pt" seguido do nome de uma impressora para imprimir em um dispositivo específico.