O Microsoft Excel gerencia dados complexos, que você pode plotar para exibir um gráfico de uma função. Antes de configurar um gráfico, você precisa inserir os dados x e y da função. Para que o Excel calcule a função de y em função de x, primeiro você precisa inserir alguns valores de x, que comporão os parâmetros do gráfico. Use o gráfico de dispersão para representar graficamente uma função complexa, que é o único tipo de gráfico do Excel que representa dois conjuntos de dados de valor (x e y) um contra o outro (em oposição a dados categóricos no eixo x).
Etapa 1
Abra uma pasta de trabalho em branco no Microsoft Excel.
Etapa 2
Digite "x" na célula A1. Pressione "Tab" para ir para a próxima coluna. Digite "y" na célula B1.
Etapa 3
Selecione a célula A2. Insira o primeiro valor de x que deseja usar para o eixo horizontal. Por exemplo, para abranger os eixos negativo e positivo, digite "-5" e em cada célula abaixo, digite o próximo valor na série, até 5. Digite "-4" na célula A3 e em diante...-3, - 2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5.
Etapa 4
Selecione todos os valores x na coluna A destacando A2 e arrastando o cursor para baixo até a última célula. Você precisa definir o nome dos valores, para que o Excel saiba que cada valor na coluna A é igual a um valor de x. Isso será usado quando você criar uma fórmula na coluna y. Clique na guia "Fórmulas". No grupo "Nomes definidos", clique em "Definir nome". Digite "x" na caixa "Nome". Clique OK."
Etapa 5
Selecione a célula B2. Insira uma função complexa que você deseja representar graficamente. Se você estiver representando graficamente uma equação linear com o formato y=mx + b, insira "=m*x + B" na célula B2. Tab over e o Excel calculará a fórmula com o valor correspondente de x.
Etapa 6
Copie a fórmula da célula B2 para as outras células. Selecione a célula B2. Clique na guia "Início". Clique em "Copiar" no grupo "Área de transferência". Clique e arraste sobre as células abaixo de B2 para selecioná-las. Clique na seta abaixo do ícone "Colar" no grupo "Área de transferência". Escolha "Fórmulas". A fórmula é adicionada a cada célula na coluna B e contém cada valor de y em termos de x.
Etapa 7
Realce todas as células. Clique na guia "Inserir" para criar um gráfico para a função.
Etapa 8
Clique em "Scatter" no grupo "Gráficos". Escolha um subtipo para o gráfico de dispersão. O gráfico é exibido imediatamente em sua planilha.
Etapa 9
Clique no gráfico para selecioná-lo. As "Ferramentas de Gráfico" aparecem na Faixa de Opções, que inclui as guias "Design, Layout e Formato". Navegue por essas guias para fazer alterações no estilo do gráfico, no layout do gráfico e no layout de elementos individuais do gráfico, como título do gráfico, eixos, legendas e rótulos de dados.
Etapa 10
Clique em um elemento do gráfico diretamente na planilha para editar os títulos que deseja alterar.
Etapa 11
Clique no “Botão do Microsoft Office” e selecione “Salvar como” para salvar o gráfico e os dados.