A velocidade e o desempenho do computador não são mais simplesmente a medida da capacidade do processador de processar números. À medida que a tecnologia avançou, outros fatores de hardware, como RAM disponível (Memória de acesso aleatório) e desempenho do disco rígido, passaram a oferecer suporte suficiente ao processador para garantir sua importância tão significativa.
CPU
A CPU é um chip que executa quase todos os cálculos dentro de um sistema de computação. A "velocidade" de uma CPU é determinada por três fatores. A frequência da CPU é o número de ciclos que ela pode realizar em um segundo. Quanto maior esse valor, maior será o desempenho de uma CPU em relação a um membro de sua própria família de processamento. A memória cache é a quantidade de memória no chip disponível para um processador armazenar instruções e dados de execução atuais. Quanto maior esse valor dentro de um processador, menos tempo ele gasta esperando que as informações sejam acessadas da memória principal do sistema. Por fim, a contagem de núcleos em uma CPU é o número de núcleos de processamento disponíveis para uma CPU para executar tarefas. Quanto maior o número de núcleos físicos em um único processador, mais tarefas ele pode executar simultaneamente. Isso reduz o atraso do programa e permite que operações complexas sejam divididas em tarefas menores.
RAM
A quantidade de RAM em um computador tem um grande impacto em seu desempenho. Quando um sistema de computação não tem mais memória de sistema disponível, ele usa uma parte do disco rígido para armazenar dados operacionais. O disco rígido é muitas vezes mais lento do que a memória do sistema e qualquer acesso ao disco rígido - leitura ou gravação - requer muito mais tempo. Isso pode reduzir consideravelmente a velocidade de um computador. A RAM é um dispositivo de hardware relativamente barato que é facilmente atualizável.
Desempenho do disco rígido
O desempenho do disco rígido afeta significativamente um sistema de computação. Não importa a velocidade do seu processador, o sistema operacional, os aplicativos e os dados associados devem ser lidos na memória do sistema em algum momento. Esse tempo de carregamento reduz significativamente o desempenho de um computador. Discos rígidos mais recentes, como SAS (SCSI conectado em série) e SSDs (unidades de estado sólido) possuem velocidades de transferência de dados muito mais rápidas e podem aumentar significativamente a velocidade e a eficiência da computação.