Ubuntu é apenas uma das muitas versões do sistema operacional Linux. Um sistema operacional requer algumas etapas para remoção, ao contrário de outros programas instalados na máquina. Você pode remover um sistema operacional quando ele estiver corrompido ou uma atualização para uma versão mais recente for desejada.
Os sistemas operacionais são instalados em partições ou espaços restritos no disco rígido. A remoção da partição excluirá o sistema operacional e retornará a unidade ao tamanho original de fábrica. O processo será diferente para um sistema de inicialização única ou dupla.
Remover o Ubuntu de um sistema de inicialização dupla
Etapa 1
Faça backup de todos os arquivos que deseja manter. A exclusão de uma partição apagará tudo no disco rígido. Será impossível recuperar os dados. Faça backup de todos os arquivos de ambos os sistemas operacionais.
Etapa 2
Reinicie o computador e entre no BIOS. Configure seu computador para inicializar a partir do disco no menu de sequência de inicialização. Insira o disco do sistema operacional Windows de sua escolha.
Etapa 3
Reinicie o computador e pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD. Permita que os arquivos sejam carregados e selecione seu idioma, formato de data e hora.
Etapa 4
Selecione "Reparar" e a partição do sistema operacional Windows. Na caixa Recuperação do Sistema, digite ou clique em “Prompt de Comando”. Digite “Bootrec.exe /FixMBR” (com o espaço entre “.exe” e “/FixMBR”) e pressione “Enter”. Este processo corrigirá seu Master Boot Record para remover a sequência de inicialização do GRUB configurada pelo Ubuntu.
Etapa 5
Continue a remoção com as instruções da próxima seção.
Remover o Ubuntu de um sistema de inicialização única
Etapa 1
Carregue o disco do Ubuntu e entre no Gnome Partition Manager. Remova a partição do Ubuntu seguindo os comandos na tela.
Etapa 2
Carregue o disco de instalação do Ubuntu. Entre no Gerenciador de Partições do Gnome. Selecione "Não toque no mapa de teclas" na tela Configurando dados do console. Selecione um idioma e pressione “Enter”.
Etapa 3
Realce a partição que você deseja excluir e clique no ícone da lixeira no canto superior esquerdo. Confirme a tarefa na janela pop-up.
Dica
Sempre corrija o Master Boot Record para voltar às configurações de fábrica antes de remover o sistema operacional Ubuntu.
Aviso
A falha em corrigir o Master Boot Record resultará em uma cópia inutilizável de ambos os sistemas operacionais.