Antes de microchips e software permitirem que os computadores interpretassem e aplicassem dados, os computadores processavam informações usando cartões perfurados. Um cartão perfurado codifica a informação digital através da presença ou ausência de furos perfurados em pontos específicos do cartão. Para ler o cartão, você deve conhecer o código para interpretar a ausência ou presença de furos. Houve muitos códigos de cartão diferentes. Veremos como ler um dos cartões perfurados mais usados na era pré-transistor, o cartão perfurado de 80 colunas da IBM.
Etapa 1
Verifique as três primeiras linhas (as duas linhas da seção superior e a primeira linha da seção inferior) de uma determinada coluna do cartão perfurado para determinar se você está lendo uma letra ou um número. Se nenhum furo for perfurado nessas três linhas, você está visualizando um número, que corresponde ao número rotulado que é perfurado na mesma coluna na seção inferior do cartão. Se for feito um furo em uma das três primeiras linhas, você está vendo uma carta; neste caso, vá para a Etapa 2.
Etapa 2
Observe a localização do orifício perfurado nas três linhas superiores para determinar qual grupo de letras está sendo selecionado na seção inferior do cartão perfurado. Um buraco na primeira linha do cartão significa que a letra indicada na seção inferior do cartão dentro da mesma coluna está entre "A" e "I". Um buraco na segunda linha significa que a letra está entre "J" e "P". Um buraco na terceira linha (que é a linha rotulada como zero [0], ou seja, a primeira linha da seção inferior) significa que a letra está entre "Q" e "Z".
Etapa 3
Relacione o número que foi perfurado na seção inferior da coluna com a letra do grupo alfabético indicado nas três linhas superiores. O número informa até onde contar na sequência de letras. Assim, se o número digitado na seção inferior for "1", a letra codificada será a primeira letra do grupo alfabético; se o número for "2", é a segunda letra desse grupo e assim por diante. Por exemplo, quando o grupo "A" a "I" foi indicado nas três primeiras linhas, um furo em "1" significa "A", um furo em "2" significa "B" e assim por diante.