>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Componente vs. Cabos compostos


Os cabos de conexão audiovisual componente e composto transmitem vídeo por meio de um sinal analógico. É aí que terminam as semelhanças entre os dois formatos, porque os cabos compostos de estilo antigo não são mais suportados pela maioria dos dispositivos. O formato de cabo componente mais recente foi projetado para funcionar com dispositivos modernos de alta definição. No entanto, mesmo os cabos de componentes tiveram seu dia - HDMI de alta resolução agora é normalmente a conexão de escolha para a última geração de equipamentos audiovisuais.

Vídeo composto


Um cabo de vídeo composto - também conhecido como cabo RCA ou "plugue amarelo" - é um padrão antigo que transfere um sinal de vídeo por meio de um cabo e conector. Ele não suporta conteúdo HD ou imagens de varredura progressiva. Como o sinal de vídeo é forçado a passar por um único cabo, ele é fortemente comprimido, perdendo muito de sua resolução e clareza de imagem. Os cabos também sofrem interferência de radiofrequência, o que degrada ainda mais a qualidade da imagem.

Cabo de componente


O vídeo componente divide os sinais de vídeo em três cabos - verde, azul e vermelho - cada um transmitindo um componente específico do sinal de vídeo. O cabo verde (também chamado de Y) transmite as informações de brilho do sinal. Os cabos azul e vermelho (chamados Pb e Pr, respectivamente) transmitem os componentes azul e vermelho da cor da imagem. Os componentes verdes são inferidos por uma combinação de todos os três sinais. Como o vídeo componente é distribuído por três cabos separados, ele não precisa ser tão compactado quanto o vídeo composto, permitindo suporte para resoluções HD de até 1080, bem como imagens de varredura progressiva que criam imagens mais suaves com bordas mais definidas.

Usos compostos


O vídeo composto é uma tecnologia em extinção, porque não suporta sinais de vídeo HD. Quando tiver a opção, sempre opte por componente sobre composto, porque essa conexão sempre fornecerá uma imagem melhor em resoluções mais altas. O único uso prático para vídeo composto hoje é ao usar equipamentos mais antigos, como sistemas de videogame ou videocassetes mais antigos, que não suportam o formato de vídeo componente. Por causa disso, algumas HDTVs novas incluem pelo menos uma entrada de vídeo composto para torná-las compatíveis com equipamentos antigos.

Usos de componentes


Os cabos componentes substituíram inicialmente o composto como o cabo de vídeo analógico de fato, graças à sua qualidade de imagem aprimorada e suporte a HD. Quase todas as HDTVs feitas hoje têm pelo menos um conjunto de entradas de componentes. O vídeo componente também é suportado pela maioria dos consoles de videogame, reprodutores de DVD, gravadores de vídeo digital, decodificadores de cabo e reprodutores de Blu-ray.

Limitações de componentes


Os cabos de vídeo componente são analógicos, assim como os cabos compostos. E também, como os cabos compostos, eles herdam limitações vinculadas ao formato analógico. Cabos analógicos transmitem seus sinais por meio de formas de onda, cabos digitais transmitem seus sinais da mesma forma que um computador transmite dados – através de código binário que é decodificado pelo dispositivo de exibição em uma imagem visualizável. Como eles viajam via forma de onda, os sinais analógicos são suscetíveis à interferência de ondas de rádio e outros sinais eletrônicos de equipamentos próximos. Os sinais analógicos também têm menos largura de banda do que os sinais digitais, o que significa maior compressão que pode afetar negativamente a qualidade da imagem. Embora menos perceptíveis com componentes do que compósitos, os sinais transmitidos via cabo componente não serão tão claros quanto os sinais transmitidos digitalmente por cabos como HDMI e DVI.