Os sistemas operacionais Linux e Unix usam o UID -- ID do usuário -- para identificar um usuário específico. O GID, ou ID do grupo, é usado para identificar um grupo. Cada usuário terá um UID único e exclusivo e um GID principal. O usuário pode pertencer a vários grupos secundários e cada grupo secundário terá um GID exclusivo. O comando "id" pode ser usado para mostrar o UID e os GIDs de um determinado usuário. O usuário root (super) pode visualizar o UID e o GID de qualquer usuário. Se você não tiver privilégios de root, poderá visualizar apenas seu próprio UID e GID.
Etapa 1
Abra uma janela de terminal. O aplicativo do terminal geralmente é encontrado na seção "Acessórios", "Utilitários" ou "Ferramentas" do menu principal "Programas" ou "Aplicativos".
Etapa 2
Digite o comando "su" para se tornar o usuário root. Pule esta etapa se você não tiver privilégios de usuário root ou quiser encontrar o UID ou GID para sua própria conta.
Etapa 3
Digite o comando "id -u
" para localizar o UID de um determinado usuário. Substitua "" pelo nome de usuário Unix ou Linux do usuário. Etapa 4
Digite o comando "id -g
" para localizar o GID principal de um usuário específico. Substitua "" pelo nome de usuário Unix ou Linux do usuário. Etapa 5
Digite o comando "id -G
" para listar todos os GIDs de um determinado usuário. Substitua "" pelo nome de usuário Unix ou Linux do usuário. Etapa 6
Digite o comando "exit" para fechar a sessão do usuário root.