>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Memória Flash vs. Disco rígido


Apesar de suas diferenças, a memória flash e os discos rígidos têm algo em comum:ambos são o que se conhece como memória não volátil. A memória não volátil, ao contrário da memória volátil, retém seus dados mesmo quando não recebe energia elétrica. Isso permite que a memória flash e os discos rígidos magnéticos sejam usados ​​para armazenamento de longo prazo no computador. Com a memória flash ganhando popularidade, a comparação entre discos rígidos e memória flash, chamada de disco de estado sólido quando usada para substituir um disco rígido, torna-se mais importante com o passar do tempo.

Como funcionam os discos rígidos


Os discos rígidos (ou unidades de disco rígido) são trabalhos complicados da mecânica moderna. Um motor gira os discos magnéticos, às vezes chamados de "pratos", enquanto os braços escaneiam os discos giratórios. Os dados são armazenados na forma de carga magnética - um ou zero - e organizados em setores em cada disco do disco rígido. Os braços lêem e gravam dados no disco rígido.

Como funciona a memória Flash


A memória flash também é uma tecnologia complicada, mas envolve pouca engenhosidade mecânica. Na memória flash, os dados também são efetivamente armazenados na forma de uns e zeros. Um zero é criado por uma célula vazia, um um por uma célula onde uma carga elétrica está presa.

Derivações de nomes


O nome "unidade de disco rígido" é derivado dos discos rígidos que compõem a unidade. O nome "flash" refere-se ao fato de que a memória pode ser apagada rapidamente e em grandes pedaços, algo que os predecessores da memória flash não eram capazes de fazer. O nome "unidade de estado sólido" é derivado do fato de que nenhuma das partes da unidade se move, ao contrário dos discos rígidos mecânicos.

Comparação


Os discos rígidos ainda são o tipo mais comum de armazenamento não volátil usado em computadores. A tecnologia é muito mais desenvolvida do que a memória flash mais nova e capacidades de armazenamento muito maiores estão disponíveis em discos rígidos do que nas unidades de estado sólido alimentadas por memória flash mais recentes. Embora os ganhos de desempenho permaneçam baixos e os preços permaneçam altos, a maioria dos usuários de computador encontrará poucas razões para usar uma unidade de estado sólido em vez de um disco rígido.

Usando memória flash


Certos usuários de computador podem se beneficiar do uso de uma unidade de estado sólido de memória flash mais do que outros. O trabalho de fábrica e construção, onde o trauma no local de trabalho pode danificar os dados do computador, exige um computador e armazenamento mais robustos com menos chance de serem danificados. As unidades de estado sólido de memória flash lideram nesse campo porque a falta de partes móveis significa que há menos maneiras de perder dados.